Resenha: Caçador de Vampiros - Seth Grahame-Smith


                    O 16º presidente dos Estados Unidos teve uma infância humilde, antes de governar o que viria a ser a nação mais influente do mundo.

                    Ele foi reconhecido por perseverar, deixando de ser aquele pobre jovem fracassado e se tornando o homem respeitado por reger o país em seu momento mais difícil - a Guerra Civil Americana. Um político astuto e grande opositor da escravidão, Abraham Lincoln foi muito popular e bem-sucedido, até seu assassinato, em 15 de Abril de 1865.

                    Esse Abraham Lincoln cheio de glória que o mundo humano conhece, no entanto, não chega aos pés do Abra que as criaturas sombrias conhecem.

                     Ainda criança, Abra viu sua mãe morrer misteriosamente, logo após a visita de um misterioso cobrador que, não recebendo o pagamento, partiu jurando que, de uma forma ou de outra, eles iriam pagar. Abraham só não imaginava que fosse ser com o sangue de sua mãe.
 
                    Foi assim que o menino pobre e amável perdeu não só a mãe, mas o medo de tirar vidas. Abraham agora sabia manejar um machado. E sabia reconhecer um vampiro.

                     Abraham fez muitas coisas dignas de registro em sua memorável vida, mas o que ficou por baixo dos panos ainda tem muito a acrescentar.

                     Talvez não seja possível um único homem exterminar sozinho toda a raça dos vampiros, mas Abraham Lincoln chegou bem perto disso, porque a Guerra Civil Americana não foi contada da maneira correta... Digamos que não foi uma luta entre homens, e sim uma luta entre raças.


"'Só existem dois tipos de homem que desejam a guerra: aqueles que não têm a menor intenção de participar eles mesmos da luta e aqueles que não fazem ideia do que seja uma guerra. Quanto à minha juventude, posso dizer que, decididamente, a segunda opção era a verdadeira. Eu ansiava por essa guerra contra os vampiros, sem nada saber de suas consequências.'"


                    Vi muitas críticas negativas quanto a esse livro, então vou dizer de uma vez que para gostar desse livro você tem que:
  • Não levar a sério a afirmação que Abraham Lincoln era mesmo um caçador de vampiros, porque é uma desconstrução da história, e não uma biografia;
  • Não achar que só porque o filme é ruim o livro também é;
  • Não comparar os vampiros desse livro com os vampiros de Crepúsculo, Instrumentos Mortais, ou os vampiros tradicionais como Conde Drácula.
                   Se você fizer o que pedi nos tópicos acima, você vai amar, ou pelo menos achar interessante.


                   O livro é narrado tanto em primeira pessoa quanto em terceira - há um narrador, que implementa a história citando trechos dos "diários de Abraham Lincoln", o que dá um toque de realidade na narração. Parece mesmo verdade - uma verdade beeem fantasiosa, mas mesmo assim...

                    Esse livro deve ter sido fruto de muita pesquisa, porque Seth Grahame-Smith não alterou em nada o que Abraham Lincoln fez - foi soldado, foi sócio de um armazém, foi um opositor da escravidão - mas acrescentou coisas que poderiam ter sido "esquecidas de mencionar" na história, como o detalhe de ele sair às noites para matar com seu machado os vampiros mais tiranos, ou de ele só ter se tornado presidente para acabar com o poder dos vampiros sobre os escravos e livrar gente inocente da ameaça constante desses assassinos.
 
                  Os personagens também são bons - Henry (que é um vampiro) se torna um grande amigo de Abra no decorrer da história, o que é meio irônico, mas ele é um bom vampiro. Outro personagem pelo qual me apaixonei foi Poe. Sim, EDGAR Allan Poe. Aquele, dos contos sinistros. Afinal, não dá pra contar uma história sobre uma importante figura histórica sem envolver outras figuras conhecidas. Amei ver Edgar Allan Poe como um personagem e amigo de Abra, e não como autor.

[foto de Poe e Abra]

[Abra ao lado do leito de morte de Ann, sua primeira namorada]


                    Outra coisa legal são essas ilustrações que complementam a história. O livro reúne uma seleção de fotos, pinturas e gravuras antigas que por si só não parecem nada demais, mas no contexto do livro assumem um significado diferente.

                    De uma forma geral, é um livro legal, embora não tenha aquela grandiosidade que faz outros livros serem memoráveis. É um livro que fala muito e não acrescenta muito na nossa concepção de literatura, mas se você ignorar os vampiros e as machadadas de Abraham Lincoln, você aprende bastante sobre a história dos Estados Unidos. 

                  

Classificação:




8 comentários:

  1. gostei bastante de sua opinião
    continue, assim você vai longe
    se puder visite minha página
    OWN STYLE
    continue assim meu anjo.
    fica com Deus
    beijos :-*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol. Eu não curto muito vampiros não. Mas achei superbacana vc reforçar aqueles 3 pontos ali em cima, porque realmente o povo compara logo com Crepúsculo e tem mania de achar que livro e filme são a mesma coisa. Parabéns pelo discrnimento e esclarecimento.

    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    PS: Hoje é meu níver e do blog. Passa lá! :)

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia o livro, porém nunca tive a chance de lê-lo. Espero um dia poder ler esse livro, pois suas resenha me deixou curioso. O fato sobre os vampiros serem diferentes não me incomoda, pois gosto bastante desse gênero e sei que cada escritor tem sua forma de descrever um vampiro
    ótima resenha,
    abraços.

    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol. Tenho esse livro aqui na estante, porém é com a capa original. Aquela linda e estilosa hahaha acho essa capa do filme MUITO feia e dei sorte de achar a original numa troca. Bjs

    ResponderExcluir
  5. A história desse livro me parece ser muito muito muito interessante, as fotos no meio do livro dão um toque diferenciado ao livro e isso me chamou muita atenção, mas eu tenho medo que esses livro que foram feitos com muitas pesquisas se tornem um pouco monótonos, ainda quero poder conferir a história.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol. por enquanto eu passo este.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vim dizer que te indiquei para responder uma Tag, espero seu comentário lá no blog.
    http://levolivrosparaondevou.blogspot.com.br/2014/07/tag-familia-literaria.html

    ResponderExcluir
  8. Oi gostei muito da resenha, esclarecedora. Nunca gostei de livros ou filmes sobre vampiros porque sempre achei fora da nossa realidade. Porém, fiquei interessada em ler esse livro. Abs
    http://palavrasquetocam.wordpress.com

    ResponderExcluir