Resenha: Adriana - Andréia Pontes



Adriana é uma mulher como muitas outras: tem amigos inseparáveis com quem divide apartamento, um emprego fixo numa boate famosa, e luta por uma vida boa em Londres, assim como tantos outros estrangeiros.
Mas a maioria das pessoas não são queridinhas dos vampiros, certo?
Após um briga com clientes da boate onde trabalha, Adriana pensa que tudo voltaria a ser como sempre fora, já que os clientes baderneiros foram postos pra fora e ela não chegou a perder o emprego. É então que, levando o lixo para fora, Adriana encontra os rapazes com quem brigou mortos no beco aos fundos da boate.
Como se um tapete fosse tirado de debaixo dos seus pés, tudo com o que Adriana estava acostumada muda drasticamente.
A boate em que ela trabalha é vendida para novos donos misteriosos, que planejam reformas. Adriana e seus amigos ganham férias do trabalho e, estranhamente, os novos patrões oferecem acomodações na própria casa para os funcionários afastados do serviço. E que casa os novos patrões têm!
Adriana e seus amigos se veem de repente em um mundo cercado de luxos, mimos e proteção absoluta, vivendo em uma mansão que é no mínimo suspeita... Por que seus anfitriões, os riquíssimos Miguel, Diego e Felipe, jamais comem na companhia dos convidados? Por que agem de forma tão misteriosa? Por que são tão absolutamente hospitaleiros com Adriana, que, aparentemente, é uma completa desconhecida?
Um acontecimento paralisante e trágico muda para sempre o destino de Adriana, e ela enfim vê que tudo do qual ela acreditava não era nem a metade do que já havia acontecido com ela e seus antepassados.
Descobrindo aos poucos uma nova vida –a vida que ele deveria ter vivido desde que nascera -  Adriana toma as rédeas de uma existência cercada por seres sobrenaturais que podem ser tanto amigáveis quanto extremamente nocivos.
Vingança é o que Adriana quer, por tudo o que lhe fizeram no passado. Mas nenhum passo em falso pode ser dado. Há muito em risco. E os protetores de Adriana não podem protegê-la pelo o resto da eternidade... ou será que podem?
É um livro bom, com a quantidade certa de sobrenatural e normalidade. Mas, com minha experiência de leitora compulsiva, posso dizer que a revisão do livro foi muito, muito ruim.
Não sei se é porque eu sou muito detalhista, mas acho que se o livro tivesse sido melhor revisado, teria sido dez vezes melhor e mais aproveitável. Os erros acabam roubando a atenção e desmerecendo a história.
A autora Andréia Pontes sem dúvida cria enredos atraentes e personagens excelentes, mas não encontrei uma página onde não houvesse pelo menos três erros de ortografia.
Maaaas deixando a revisão precária de lado, vamos falar da história em si.
Nem há tanta originalidade na forma como o livro é escrito, são mesmo os personagens que dão o toque especial. A presença de vampiros e outras criaturas do tipo foi o que eu mais gostei, e os amigos de Adriana (conhecida como Honey no livro) são realmente legais. Fernan, o esfuziante amigo gay, Gevy, a amiga de todas as horas, e Alex, o stripper bonitão da boate, são sempre um bom suporte e motivo de risos para Adriana.
De uma forma geral, tem um enredo bem-bolado e a atmosfera de suspense lembra obras como A Garota da Capa Vermelha, de Sarah Blakley-Cartwright e (para quem gosta de filmes) Van Helsing, do diretor Stephen Sommers. Não digo que é parecido porque trate de releituras de clássicos famosos ou porque tenha um tema parecido (na verdade, é muito diferente), e sim pela presença de criaturas clássicas do suspense sobrenatural, como vampiros e lobisomens.
É um bom livro, bem interessante de ler, a despeito dos erros e da má finalização.
Vale a pena
P.S.: Meu agradecimento à autora Andréia Pontes, que gentilmente nos enviou seu  livro em parceria!

2 comentários:

  1. Poxa a história chama a tenção, mas uma revisão ruim desse jeito estraga a boa experiência :/ uma pena!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir