Resenha: Crepúsculo - Stephenie Meyer

                                                  Crepúsculo livro.jpg


Isabella Swan é a prova de que a adolescência não atinge todas as pessoas: Nunca brigou com a mãe, se meteu em confusão, foi rebelde, ou se apaixonou. Ao que tudo indica ela é tão rebelde quanto uma samambaia se decompondo.

Tudo começa a mudar quando Renée, a jovial mãe de Bella, se casa novamente.



Bella é prestativa e madura, ajuda como pode, mas não importa o que faça, sente que está atrapalhando: Sente-se culpada por estar sempre forçando sua mãe a tomar conta dela quando poderia estar aproveitando uma vida mais emocionante com o novo marido.

Que opções Bella tem? Ir morar com o pai? Parece a única saída.

Charlie, o bondoso e calado ex-marido de Renée não foi exatamente um pai presente. A relação de Charlie com Bella passou a ser um tanto desconfortável conforme os anos iam passando, e ia ficando cada vez mais claro que não fariam grandes avanços na questão fraternal... Mas agora Bella está vindo, e não é para passar o natal, como costumava fazer.  Ela vem para morar, e é hora de começarem a agir como pai e filha.

Na escola, Bella se torna o assunto do momento, afinal, ela é a azarada garota da Flórida que precisou se enfiar na fria e chuvosa Forks, Washington.

Nesse lugar chuvoso e pacato, uma cidade onde praticamente nada acontece, Bella acredita que encontrou o lugar perfeito para morrer de mesmice.

Isso até encontrar, no tedio de um dia de aula chuvoso, a misteriosa família Cullen.

Conforme os conhece e vai aos poucos ligando os pontos, Isabella Swan vê que o sobrenatural está a apenas um passo da sua realidade: aqueles garotos palidamente perfeitos e garotas inacreditavelmente bonitas escondem segredos capazes de virar todo o mundo em que vivemos de cabeça para baixo.

E Edward Cullen, Bella percebe tarde demais, é aquele capaz de virar o mundo dela de cabeça para baixo.

Embarque na obra que consagrou Stephenie Meyer como a nova rainha do romance, e descubra com personagens originais o quanto o mundo em que vivemos é estranho... e apaixonante!


Crepúsculo foi o livro que me fez embarcar no mundo da leitura: é gostoso de ler, não muito complicado, misterioso e tem um enredo perfeito.

Bella é uma completa desastrada. Nunca se encaixou, sempre foi introvertida e silenciosa. O que o livro leva a entender é que somos todos estranhos e deslocados, até que encontramos uma realidade tão estranha e deslocada quanto nós, então nos sentimos normais o bastante para sermos felizes.

É um romance original e delicioso, engraçado e emocionante.  Particularmente não gosto muito de romances, mas como Crepúsculo tem também aquela coisa toda de sobrenatural, a leitura fica muito mais fácil e eletrizante.

Acho que todo mundo já ouviu falar de Crepúsculo, por isso esta não é uma resenha muito original, mas eu queria sinceramente dizer umas coisas sobre as críticas que Crepúsculo vem tendo nos últimos anos.

Eu adoraria saber qual é o problema desses “fãs” que acham que só sua série favorita é boa, as outras não.

O que as pessoas têm que entender é que livros são coisas muito particulares: uma coisa que me agrada, não agrada a minha mãe, e uma coisa que agrada o Barack Obama não agrada o Neymar (será que o Neymar lê livros, afinal?). Se você não gosta de determinada série/livro, procure uma outra que te agrade e fale sobre ela, e não perca seu tempo falando mal de algo que agrada outras pessoas. Se você não gosta, existe uma coisinha bem legal chamada respeito.  

Sou muito fã de Harry Potter, e acho muito injusto quando vejo fanpages de Harry Potter criticando e comparando J.K. Rowling com Stephanie Meyer. Quando as pessoas vão entender que Stephenie Meyer escreve romances, e que J.K. Rowling escreve aventuras fantásticas? Não há comparação! São coisas completamente diferentes, destinadas a agradar dois tipos de público completamente diferentes.
Crepúsculo é sim muito bom, a despeito das críticas. Se fosse ruim, não teria feito tanto sucesso.

Quanto às pessoas que dizem que Crepúsculo é uma porcaria porque não transmite nenhum conhecimento ou lição moral...

Ouçam, amigos leitores: todos os livros transmitem ideias, razões, sentimentos, e, consequentemente, lições morais. Mesmo o livro mais ridículo, mais tonto e mal escrito do mundo vai te render algum conhecimento. Se você não consegue encontrar nada para se aprender em um livro, o problema não é livro, o problema é você.


Até hoje não conheci ninguém tão tolo de quem eu não pudesse extrair algum conhecimento.”

Essa frase também vale para os livros, pessoal ;)

10 comentários:

  1. Olá querida!

    Li esse livro antes do maldito filme e curto sim a saga. Não amo, implico com várias coisas, como a mitologia usada para os vampiros, o casal meloso e protagonista chata, mas acho que foi bem escrito e me envolvi de verdade. Também acho ridículo todo esse criticismo (no sentido ruim) gratuito que vejo por aí.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já li livros melhores, mas realmente gostei deste e quis defende-lo das críticas exageradas... Obrigada por comentar ;)
      Bj

      Excluir
  2. Oii, adorei seu comentários. Olhe só, sou fã de Crepúsculo tenho todos os livros e amoo Harry Potter. *-* Nada a ver comparar um com outro. Varinhas x Vampiros. Rsrsrs. Ah, gostei da sua crítica. ;)
    Bjuss

    http://apartirdos23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... nada a ver mesmo as comparações...
      Obrigada por comentar ;)
      bjss

      Excluir
  3. Amei. Será que o Neymar sabe O QUE É um livro, por acaso?

    ResponderExcluir
  4. Crepúsculo eu conheci através de uma matéria em uma edição da SuperInteressante. Assisti ao filme e me interessei pelo livro. É um dos meus preferidos.
    Creio que essa obra vem sendo inferiorizada por mentes "pré-conceituosas", devido a imagem que o filme passa, diferente daquela imagem viril (#StyloTestosteronaPura) a qual todos estão acostumados a associar aos vampiros... (#Confissão: não achei a coisa mais máscula do mundo aquela cena do filme de Edward brilhando (#StyloPurpurinado) ao sol.)
    Enfim, mas o romance, os diálogos deles, a trama toda... é impossível não se apaixonar pela história, se você der uma chance a ela.
    Um Hi5 para você! Adorei a defesa apaixonada pelo livro! ^.^ Acho muito importante. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! (toda vez q vejo aquela cena do Edward cintilando no sol canto "brilha brilha estrelinha", mas adoro o filme mesmo assim). Obrigada pelo comentário!
      Bjo! <3

      Excluir
  5. Ameei seu blog e suas resenhas, beijo ♥
    lerporquesim0403.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dois dos meus passatempos favoritos está assistindo sitcoms e ler obras literárias, mas se se trata de produções de vampiros, concentrar a minha atenção mais sobre isso. Por exemplo, uma outra série deste gênero que eu gosto é True Blood em su, séptima temporada A Recomendo mutio , eu uma gran serie que vale la pena ver.

    ResponderExcluir