Resenha: Inia, Uma Aventura Amazônica - Marcela Marques

A jovem Inia leva uma vida normal e pacata na cidade de Sarasota, Flórida. Enquanto se prepara para começar a exercer a profissão de professora, divide apartamento com a amiga Alice.

Inia parece destinada a permanecer para sempre nessa vida sem grandes emoções até conhecer um grupo de brasileiros que vem visitar sua cidade. Encantada com o bom-humor e o espírito aventureiro e sem fronteiras dos turistas, Inia aceita embarcar junto deles numa aventura inesperada e inesquecível.



Com os quase-desconhecidos e uma porção de reclamações de Alice, Inia parte em direção à Amazônia, onde aventuras fantásticas a esperam... além do misterioso a adorável André, o guia amazonense que pode ou não ser uma boa companhia.

Enquanto partem em uma escalada pelo paradisíaco Monte Roraima, Inia vê que, boa companhia ou não, é impossível não se apaixonar por André.

Protetor, risonho, misterioso e sempre pronto para aventuras, ele se mostra uma charada quase que difícil demais para se resolver. O que há de tão misterioso em André? Qual o sentido daquelas fugas noturnas enquanto acampam no Monte Roraima? Por que é sempre necessário que André esteja próximo aos rios da região? O que significa essa força irrefreável que o atrai a Inia?

Enquanto transitam em meio a paisagens mirabolantes, cachoeiras fantásticas, flores e animais exóticos, Inia e seus amigos vão aos poucos vendo que nem todo folclore é simplesmente história. Algumas lendas – ou todas elas, afinal – são reais.

E alguns personagens dessas lendas estão mais próximos do que se pode imaginar.


"-[...] Macunaíma ordenou que o chão daquela localidade se erguesse. Que se elevasse tão alto até tocar as nuvens. E que, do alto de seu topo colossal, escorressem cascatas que representariam a eterna tristeza e a decepção pela desobediência do seu povo. Nasceu assim o Monte Roraima."
COMO ASSIM EU SIMPLESMENTE GANHEI ESSE LIVRO? (certo, passou o momento tiete)
Até agora não consegui parar de babar nesse livro: foi um dos melhores que li esse ano.
Não sou uma grande adepta dos romances, admito, mas esse fez eu me apaixonar por cada página: adorei o estilo guia de viagem e o foco para lendas e costumes amazonenses.
A narrativa de Inia conta, detalhe por detalhe, a aventura que é escalar um monte de 2 bilhões de anos - um dos lugares mais preservados que existe - sem deixar de lado o ambiente rodeado de mitos, mistérios e lendas... Lendas que se mostram beeeem mais reais do que deveriam ser.



A história toda é pontilhada de folclore e informações culturais, mas com um clima de prosa, e nunca como um livro-texto. É um ritmo gostoso que te faz se apaixonar pelas lendas indígenas que- de um jeito ou de outro - também são nossa cultura.

A descrição das comidas típicas, costumes, ambientes e personagens também é incrível.
Amei como o real e o sobrenatural se unem, tão drasticamente e ao mesmo tempo tão sutilmente. Faz você acreditar que tudo é real - Marcela Marques Monteiro criou um enredo tão bom e mágico que é simplesmente impossível largar o livro enquanto não chega o final.

E o final, é bom avisar, te deixa chateado. Não que seja ruim - de jeito nenhum - só acaba num momento que você daria tudo para continuar lendo.


A despeito do final, é esse um livro nacional que eu recomendaria para qualquer pessoa no mundo ler: além de imensamente brasileiro e cultural, tem aquele toque de magia que o torna não só interessante, mas inesquecível.



O que mais dizer? Amei.

8 comentários:

  1. Oi, oi Carol;
    Então, esse livro tem uma capa muito fofa, mas eu não sei se é o tipo de história que me prenderia.
    Mas como eu sou uma amante de romances fofos, acho que poderia me arriscar haha.
    Amei a resenha!

    Beijoos
    Babbs
    Toca dos Livros - http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol,

    Fiquei muito emocionada ao ler a resenha e muito mais em saber que você gostou da história que conto com tanto carinho envolvendo nossa cultura amazonida.
    Adorei a ilustração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Todos os locais descritos no livro existem e você conseguiu retratar muito lindamento o lago dos sonhos de Inia. Se quiser conhecê-lo pode acessar a fanpage de Inia no facebook, lá tem várias fotos do lago.
    Quanto ao final do livro.... aquele não e na verdade o final. Inia: uma aventura Amazônica é o primeiro de uma trilogia. O segundo livro já está sendo gestado e vai se chamar A vingança do Canaimé, o terceiro ainda não tem nome.
    Um grande abraço para você e Paulo Ricardo
    Marcela Marques Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, saber que mais livros vêm por aí já é um alívio! Não podia simplesmente terminar num momento tão bom :P Muito obrigada pelos elogios e pela parceria, simplesmente adoro o que você escreve. Parabéns infinitos e muito sucesso!
      Com carinho,
      Carol!

      Excluir
  3. Oie Carol,
    Esses livros não fazem muito o meu estilo, apesar de eu gostar bastante de nacionais. Sua resenha ficou ótima, mas isso nem é novidade neh?! O desenho é perfeito, você devia se formar pra design(e eu dando palpite na sua vida kkk).

    Bjuus, Lê.
    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    A resenha ficou incrível, não sou muito fã de romances, mas parece ser uma história legal!
    Literatura nacional. o/

    Parabéns pelo post...
    Bjs
    Plínio
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Impossível não querer ler o livro depois dessa resenha .
    abraços
    http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Adorei a resenha! E o livro deve ser muito bom!
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O desenho é seu?

    Que fofo!

    A história parece ser bem legal!

    Mais uma vez uma resenha ótima, eu já te disse que adoro o jeito que você escreve?rsrs

    Um beijão.

    ResponderExcluir