Resenha: O Teorema Katherine - John Green


Colin Singleton é um menino prodígio. Não um gênio – afinal, ele não descobre coisas novas, apenas aprende as que já foram descobertas. Essa história de apenas aprender e jamais inovar é facilmente entendida por seus relacionamentos; afinal Colin teve 19 namoradas - todas com exatamente o mesmo nome: Katherine. E todas elas, previsivelmente, dão um fora nele.

Após o término mais recente, com Katherine XIX, Colin e seu melhor amigo, o  irreverente Hassan, partem em uma viagem a bordo do Rabecão de Satã (apelido carinhoso do carro de Colin). Não possuem nenhum objetivo. Aonde querem chegar? A qualquer lugar. O que vão fazer lá? Pouco importa.  



Nessa viagem sem destino encontram uma cidadela chamada Gutshot, em algum lugar do Tennessee, onde são acolhidos por Hollis Lee Wells e sua filha.

É justamente nesse fim de mundo que Colin tem seu grande Momento Eureca: Dezenove namoradas com o mesmo nome; dezenove foras... E se isso não for apenas coincidência? E se for um padrão previsível universal dos relacionamentos?

Colin enfim pode ser chamado de gênio - Colin criou o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines.

Mas será que o amor e os relacionamentos podem ser explicados através de gráficos? E se Colin se apaixonar por outra pessoa – uma não-Katherine – e não poder ficar com ela com medo que ela lhe dê um pé na bunda... como fizeram as outras dezenove namoradas que teve?

O que importa mais – uma nova paixão ou o sucesso do Teorema Katherine?


 "-É uma indústria têxtil. Hoje a gente faz mais, humm, cordinhas
 para absorventes internos.                                                                                                               Colin não riu. Em vez disso, pensou: Absorventes internos têm cordinhas? Por quê? De todos os grandes mistérios da humanidade - Deus, a natureza, o universo, etc. -, esse era o que ele menos conhecia."

[Rá-rá, o prodígio em seus raros momentos "What?". Achei hilário. Me ignorem.]
Cômico e impossível de deixar de lado.

John Green criou uma história de nerds – e não nerds do tipo que são pobres coitados sem vida social ou experiência amorosa. John Green fez uma história com nerds que vivem de verdade, e que usam a inteligência de um jeito tão original e exagerado que acaba sendo divertido. Já assistiram The Big Bang Theory? Algo na genialidade cômica de Colin me faz lembrar os personagens do seriado.

Colin Singleton é um dos melhores personagens que já conheci: engraçado sem querer ser engraçado, prodigioso, mas um contador de histórias deplorável e incapaz de sussurrar - embora isso não seja exatamente importante.

Hassan é o típico melhor amigo que se espera para um protagonista: divertido, pouco interessado no que os outros pensam dele.

Tem também Lindsey Lee Wells. Ok, essa sim é ótima. É na casa dela e de sua mãe que Colin e Hassan ficam hospedados durante sua estadia em Gutshot. Lindsey é meio que outro prodígio disfarçado de menina caipira e desinteressada na vida. Com um temperamento indiferente e mais interessada no namorado do que no futuro, Lindsey acaba por ser tão inteligente quando Colin.

O que eu mais amei no livro (e olha que tem muito para amar nele) é o jeito que é montado: cheio de observações, trechos em línguas diferentes, palavrões, gráficos matemáticos que de alguma forma fazem sentido e o “caipirês” de vários personagens. Em meio há tantas ironias, piadas e fatos históricos, têm também a filosofia e as mensagens que os livros de John Green normalmente têm.
O Teorema Katherine já é um dos meus favoritos.
Espero que também gostem :)

10 comentários:

  1. Ótima resenha e fico surpreendida que você tenha gostado dele, tipo eu gostei, mas ao mesmo tempo ODIEI. As únicas coisas que me fizeram rir foi as notas de rodapé. Nem as doces ironias do John Green me fizeram rir ou me interessar.

    Beijos, Amanda.
    http://fic-board.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda :)
      Eu li algumas resenhas negativas desse livro antes de comprá-lo, entao comecei a leitura com pouco entusiasmo... Mas, sinceramente, adorei. Que pena q vc nao se interessou tanto assim :(

      Excluir
  2. Eu amei esse livro! Tanto a montagem como a história.
    Os momentos "what?!" dele são ótimos, o trecho que você cita do livro, foi um dos que marquei pois não conseguia parar de rir!
    Realmente tem muita coisa a se amar nesse livro!

    Mais uma resenha ótima!
    Menina, eu adoro o jeito que você escreve, rs!

    Beijão

    Facebook.com/ddentrodgaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Thais! Livro otimo, ne? A citação q escolhi nao é das mais filosóficas, mas eu tambem adoro kkkkk
      Obrigada, que bom q vc gosta do q eu escrevo :P
      Bjss

      Excluir
  3. Ainda não li esse livro, pra falar a verdade não li nenhum do John. E nem sei o porquê. Ultimamente os livros dele ta tendo tanto enfoque que acaba ficando até um pouco enjoativo ler-los. Mas Teorema está na lista por conta das inúmeras contas ''matemáticas'' que o envolve, isso me atrai. Espero ter uma otima impressão, assim como você.
    Beijos,
    http://migre.me/huvJU

    ResponderExcluir
  4. Uau, vc é uma das poucas pessoas que gostaram do livro, pois só vejo criticas negativas, então fico com um pé atrás apesar de amar o autor, já ACEDE e é um dos meus favoritos haha
    Ainda vou ler este.

    Beeeijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-christine-stephen-king.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já está na minha estante só esperando para ser livro.
    *--------*

    http://minhavidanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulo, não sei porque mas até hoje nenhum livro do John Green me chamou atenção, vejo que ele esta sempre os beste-sellers mas simplesmente não conseguiu me cativar com nenhum dos seus enredos. Quem sabe isso possa mudar em uma publicação futura dele.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Paulo sendo intoxicado pelo Green *--*
    Esse é o livro mais fraco dele, eu acho. Mas é engraçado, o q dá pra vc ler. Mas tem melhores.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *CAROL sendo intoxicada pelo John Green ;)
      Eu gosto do livro sim, mas eu gosto de praticamente de todos os livros dele entao sou um pouco puxa-saco sim rsrsrs

      Excluir