Um pouquinho do mundo dos Mangás


Olá leitores! Como vocês estão? Meu nome é Janeson, tenho 14 anos, e sou o novo colunista do blog! Vou falar aqui sobre mangás, resenhas e outros assuntos que envolva 'mangás' e esse mundo super-mega legal rsrs. Em 10 em 10 dias irei estar fazendo e postando posts para vocês. Espero que gostem! Vamos para o primeiro post então?

Irei iniciar falando um pouco sobre como se originou e se desenvolveram os Mangás!

Os Mangás literalmente são histórias em quadrinhos no estilo japonês, que possuí origem no Oricom Shohatsu (teatro das sombras) que teve grande importância de lazeres nas épocas feudais. As lendas que começaram a ser feitas nos Oricom Shohatsu foram registradas em rolos de papeis, escrita, e futuramente ilustradas.
Com o passar dos anos esses estilos de obras começaram se imigrar para outros países além do Brasil podemos citar a Rússia e Portugal, que freneticamente buscam para publicarem inúmeros títulos “quentinhos” da Ásia.
Os Mangás normalmente costumam se basear em Light Novel (são livros escritos sem ilustrações, ou seja, não são quadrinhos), mas muitos são feitos diretamente em quadrinhos e com o passar de seu desenvolvimento podem levar a produção de um Animê (são animações como qualquer desenho de televisão).
Os criadores dessas publicações são chamados de Mangákas, podemos citar famosos Mangákas que todo mundo conhece um dos animes que passavam na Rede TV, SBT ou até mesmo a globo:  Masashi Kishimoto (criador de Naruto), Kazuki Takahashi (criador de Yu-Gi-Oh) e Tenya Yabuno (criador de Super onze) existem muitos outros, porem acabaria me cansando de citar tantos.
As publicações japonesas tem características próprias, por esse motivo não a chamamos, de história em quadrinhos ou livros, e sim de “Mangá” que tem estilo próprio, seus olhos enormes, variedades de temas e sua leitura que consiste em ser ao contrário da nossa (como assim?) Calma vou explicar, costumamos iniciar a leitura de um Mangá onde, para nós, Brasileiros seria o fim e seu sentido de leitura é da direita para a esquerda, veja o exemplo abaixo:

(JBC)

Agora que já sabe a ordem de leitura, explicarei porque nos parágrafos anteriores chamei Mangás, de publicações. Na Ásia os Mangás são publicados em magazines, são revistas que publicam sobre vários assuntos, dentre eles capítulos de Mangás que futuramente podem passar a ser um encadernado (volumes, livro em que só trata aquela história).

Agora falaremos sobre os temas dessas publicações:

Dentre os Mangás podemos observar a variedade de temas que existem, assim como livros eles não se prendem em apenas atingir o público infantil, normalmente quando falamos de Mangás para alguém a pessoa já associa aos quadrinhos infantis da Turma da Mônica, estão completamente enganados, a variedade de temas é tão enorme que posso citar um guia prático de matemática até histórias de terror ou de fantasia. Assim como os Mangás tem nome próprio os seus estilos também tem vou citar os principais estilos e explicar o significado de cada um:

Shounen Mangás criados para Meninos mais novos, geralmente tem superpoderes e vilões poderosos e normalmente costumam ter uma quantidade alta de fãs. 

Shoujo Mangás criados para Meninas mais novas, falam de romances na adolescência e contam histórias colegiais.. 

Seinen - Mangás para homens e adolescentes mais velhos, tem temas e traços mais sérios, normalmente trata-se o psicopatismo, guerras, lutas com armas, resumindo é algo mais realístico um exemplo é Death Note. 

Josei - Mangás para Mulheres e adolescentes mais velhas, que mostram geralmente fatos reais da vida de uma mulher e tratam de romances de outra forma diferente do Shoujo. 

Kodomo e Chibi - Mangás voltados exclusivamente pra criançada, Mangás desse estilo são parecidos com os desenhos do Discovery Kids. 

Hentai - Mangás em que há sexo explícito. 

Tipos Secundários: 


Ecchi - Mangás que contém cenas com "safadezas" ou insinuações atrevidas, mas não chega a serem explícitas, geralmente são só pra dar um ar de comédia. 

Yuri - Mangás com "relações" entre mulheres. 

Yaoi - Mangás com "relações" entre homens. 

HarémMangás em que há um personagem que é rodeado por muitos personagens do sexo oposto. 

Mecha - Mangás que tratam de robôs, envolvidos em batalhas e guerras. 


Ainda existem mais tipos que são subtipos desses citados, mas peço que não se prendam muito em comprar apenas o que acha ideal se você é um homem não vai comprar um shoujo, eu realmente já me surpreendi muito com Shoujos mesmo sendo um homem, as vezes esses temas só atrapalham. Gostaria de lembrar que quando falo traço de um Mangá estou me referindo, ao desenho, ao jeito que foi desenhado os personagens e o cenário, a arte é algo importante para se analisar, não adianta ter uma história muito envolvente e interessante se os personagens são ridículos que causam desgosto. Como havia dito, essas publicações não se prende em agradar somente as crianças, temos mais uma prova concreta sobre isso, são os temas, podemos citar, Hentai e Ecchi, para um público maiores de 18 anos, shounen, shoujo, seinen e josei para os jovens e crianças.

Bom acho que isso é tudo por hoje pessoal, se houver alguma duvida, ou algo a mais que queiram saber deixe nos comentários que respondo. Já dei uma esclarecida sobre o que vou falar na minha coluna, no meu próximo post estarei falando sobre um Mangá muito interessante, espero que tenham gostado, até o próximo post!!





19 comentários:

  1. Nossa *---*
    Escreve muito bem, to muito feliz por estarem publicando sobre mangás, muitos blogs e vlogs não dão muito espaço para nós, estou ansiosa pelas próximas postagens *--*
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre acreditei que Mangás fossem para crianças e nada a mais que isso.
    Realmente estou interessado pelos Mangás sempre acompanhei somente livros.
    Onde eu posso encontrar mangás para comprar ?
    são muito interessantes!
    Abraços, jovem amigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kayque, é realmente pra muita gente mangás é algo pra crianças rs'rs mas não é.
      Você pode encontrar eles em bancas de jornais na sua cidade, mais recomendo que faça a compra em lojas virtuais especializadas, ou se preferir tem os sebos online eu recomendo a Amora book Store (www.facebook.com/AmoraBookStore) sempre cuidadosos com os mangás, entregas super rápidas e os mangás são bem conservados compro muitos lá.
      Espero que tenho gostado do post, Obrigado abçs. ^-^

      Excluir
    2. Thank you, vou procurar alguns para ler.

      Excluir
  3. Oi,
    Confesso que nunca me interessei muito por mangás, os únicos que eu tenho é TMJ (Turma da Monica Jovem), mas parece ser bem legal.

    Bjs
    Dudu

    ResponderExcluir
  4. Oiii, eu nunca tinha lido nada tão legal sobre mangás, eu adoro esses desenhos acho eles incríveis, mas nunca li nenhuma historia em quadrinhos. No entanto, já assisti todos os episódios de Naruto, será que conta? kkk
    Gostei muito, vc escreve muito bem! Parabéns! realmente foi muito interessante, eu não sabia que tinha tantas categorias diferentes, achava que era só historias em quadrinhos e tal.
    Bem, daqui 10 dias eu volto pra saber mais sobre os mangás! Beijos beijos ♥♥

    ResponderExcluir
  5. Caraca !
    Vocês devem dar mais espaço para Mangás, pelo oque li eles são muito bons, fico imaginando aqui jogos vorazes em versão mangás aqueles olhos bem grandes e tals rs'rs.
    Eu já tinha ouvido falar desses mangás só que acreditava ser só pra crianças, não sabia dessa enorme variedade de gêneros.
    Pena que vai demorar 10 dias para próxima postagem (oo produção? Diminui o tempo aí) rs'rs
    Pode ter certeza daqui 10 dias volto pra conferir.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Janesson!

    Você conseguiu explicar bem sobre os mangás e pelo visto vai exclarecer muito sobre o assunto para as pessoas que não conhece muito esse tipo de leitura. Você está de parabéns pela iniciativa.

    Você tem em mente em algum dia escrever na sua coluna sobre LN (Light Novel) ou você vai ser exclusivo sobre mangás?
    Aguardarei a sua próxima postagem em 10 dias.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii !
      Agradeço os elogios.
      Estarei abordado o tema das L.N sim, em uma postagem especial, pra isso estou terminando a leitura de uma e também estou aguardando uma compra exclusiva apenas de Light Novel's para poder repassar nesse post especial, acredito que será o 5º ou 6º post que estarei abordando esse tema.
      Abraços!

      Excluir
    2. Oi Janesson,
      Tem algum site bom para comprar LN? Eu só conheço a Amazon.
      Aguardarei esse seu post especial.
      Abraço!

      Excluir
  7. Olá Janeson e pessoal da equipe (Sabrina, Iago, Paulo....)
    Adorei o post! Passo de vez em quanto aqui e vi que vocês estão abordando mais assuntos diversos qui no blog! Adoro isso, vê se fazem resenhas de filmes , seria mtttttooo legal!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Que legal. Seja bem-vindo, espero que dê tudo certo com a sua nova "equipe" o blog é bem bacana. Eu acho mangás muito legal, os desenhos são incríveis, mas eu nunca li nenhum livro do estilo. Esperarei suas resenhas para conhecer alguns títulos.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que novidade legal, quero saber mais sobre mangás, espero que você continue postando sobre o assunto.
    Eu não imaginava mais me interessei por eles.
    Daqui 10 dias verei seu novo post.
    Abçs

    ResponderExcluir
  10. Olá, que legal, sempre quis saber sobres esses tipos de mangás, mais a preguiça não deixava eu pesquisar rs, mas você me salvou. Bem interessante, achei legal esse novo tema no blog.

    ResponderExcluir
  11. Oi Janeson, tudo bem?
    Eu não fui muito de mangás, antes desse post nem sabia ao certo como lê-lo, sempre tinha uma dúvida se começava da esquerda ou direita, rsrs.
    Eu sinceramente, nunca me interessei por mangas porém curto muito alguns animes, você também gosta? Quais assisti ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, é normal agente se confundir com mangás quando eu comecei a ler não sabia direito a ordem correta também pra mim me adaptar eu tive de ler uns 5 volumes. a ordem é como a da imagem e você abre o mangá onde normalmente seria o fim. e é da esquerda para a direita.
      Sim eu assisto muitos animes, afinal eles são adaptações de mangás para animação, eu atualmente estou acompanhando Tokyo Ghoul A, Assassination Classroom* e Death Parade.
      São lançamentos. Se você não conhece recomendo você assistir Death Note* e Mirai Nikki* são um dos melhores animes já produzidos. Nem vou falar uma listagem de animes que assisti pos passaria de uns 72 rs'rs. Mais tenta ler um Mangá sim é sempre bom diferenciar ^-^.

      Notas:
      *Assassination Classroom: O Mangá está em publicação no Brasil pela editora Panini, Atualmente 3º volume.
      *Mirai nikki: Já foi publicado no Brasil com 12 volumes e duas Spin-offs ( historias alternativa do mangá) e é titulado como Diário do Futuro que possui o mesmo significado de Mirai Nikki.
      *Death Note: Publicado no Brasil 2 vezes pela sua enorme repercussão, a primeira vez foi uma edição de 12 volumes, a segunda vez foram edições de luxo que possui 2 volumes da versão antiga em cada um, capa envernizada e alguns detalhes a mais (como foi dito versão de luxo) e agora a editora JBC anunciou que há projetos para republicarem pela 3 vez Death Note por muitos pedidos dos fãs.

      Abç, amigo !

      Excluir
  12. Nunca fui de ler muitos Mangás os unicos que eu li até hoje foram os 3 primeiros de One Piece, que alias gostei muito deles !!!
    Mais depois desse post fiquei morrendo de vontade de voltar a ler!!!

    ResponderExcluir
  13. Nunca fui muita na onda de mangas,mas comecei a ler depois que,comecei assistir animes,mesmo que não tenha muito haver rs

    ResponderExcluir
  14. Legal saber mais sobre os mangás, nunca li nenhum. Achei irônico os personagens terem olhos grandes kk

    ResponderExcluir