Resenha: Série Harry Potter


Série Harry Potter
Bem, é muito difícil falar sobre uma séria pela qual tenho tanto carinho. Quando se é muito fã de alguma coisa, você tem dificuldades de apontar defeitos (embora sinceramente eu não ache que Harry Potter tenha defeitos  ). Mas, para falar de Harry Potter, vou ter que me esforçar pra ser imparcial (ou tão imparcial quanto possível).
É uma série que, na forma como é escrita, exala simplicidade: é escrito com palavras de fácil entendimento e é muito difícil se perder na história, a menos que você esqueça o nome dos personagens, (que são muitos mesmo, cedo ou tarde você acaba lendo um nome que
não faz ideia de quem seja).

Narra a história de Harry Potter, um menino que perdeu os pais graças a um terrível bruxo das trevas conhecido como Lorde Voldemort e foi criado pelos tios trouxas (nome dado às pessoas sem poderes mágicos, aquelas que não são bruxas). Só se sabe o motivo de Lorde Voldemort ter matado os pais de Harry Potter no decorrer da série. Harry é convidado a frequentar a famosa Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde bruxos e bruxas passam o ano letivo aprendendo matérias úteis para a vida no mundo bruxo. Conforme o tempo passa, fica claro que Harry é o único capaz de acabar com o bruxo que causou a morte de sua família. Para conseguir derrotar Voldemort, ele precisa contar com a ajuda de seus amigos, que são, na minha opinião, os melhores amigos que um garoto poderia ter.
O mais curioso nesta série, é que a forma como a história é contada te dá a impressão de que você está evoluindo junto com os personagens, já que cada livro narra um ano da vida de Harry, a partir de seus onze anos. Enquanto o primeiro livro é quase que um livro infantil, escrito de uma forma a agradar crianças e jovens, os próximos livros vão evoluindo gradativamente. No quinto, sexto e sétimo livros, por exemplo, já começam as paqueras que deixam a gente entre o riso e o choro, dando um toque todo especial à história. É essa mais uma qualidade da série. Tem o toque perfeito de humor e tragédia, delicadeza e brutalidade.
É difícil falar de cada livro em particular, já que todos os volumes se completam, por isso estou falando dos sete livros como um todo. A série é perfeita para gente que gosta de magia, de fronteiras do mundo que conhecemos e o começo de um outro mundo, onde tudo é possível e fantástico.
Harry Potter é o marco de um novo nível de excelência no quesito aventura.
--------------------------------------------------
FATOS INTERESSANTES: Harry Potter foi a série mais bem sucedida já feita, que rendeu MUITO dinheiro à escritora J.K. Rowling. Acredite, ela é mais rica que a rainha da Inglaterra. Além disso, eu admiro muito essa mulher pelas coisas que ela já fez e ainda faz pelos fãs. Uma das personagens dos livros, a bruxinha Natalie McDonald, foi incluída na série como homenagem a uma fã de Harry Potter que enviou um e-mail a J.K. Rowling pedindo que a escritora lhe contasse como terminava a série, pois ela estava em estado terminal com leucemia e talvez não viveria para ler os últimos livros. Natalie McDonald morreu um dia antes do e-mail da autora chegar. Foi como um tributo a ela que seu nome foi dado a uma personagem, que foi mandada para a Grifinória, uma casa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts reservada às pessoas corajosas e cheias de glória.
Bem, já deu pra entender... Algumas histórias não precisam de explicação ou resenhas para serem perfeitas.
Resenhado por: Carol :) 

Um comentário: