Resenha: Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake



Branca de Neve esteve presa no calabouço pelos últimos dez anos, desde que Ravenna assassinara seu pai, o justo rei Magnus, e tomara seu trono.
Os pensamentos de Branca de Neve pararam no tempo. Depois de tantos anos sozinha, sem nenhum contato com o mundo lá fora, seu único refúgio são as lembranças da época em que a vida parecia doce e inofensiva; quando tudo o que fazia era subir em macieiras e rir com seu amigo William, aproveitando a doce ilusão de que nada poderia machuca-la.


É quando a jovem Rose é trazida ao calabouço que Branca de Neve encontra enfim alguém capaz de lhe informar sobre o que está acontecendo lá fora, e as informações que ela traz são o que faltava para reacender o fogo de sua esperança.
Segundo Rose, Duque Hammond  e o amigo de Branca de Neve, William,  estão liderando e acolhendo todos aqueles que se opõem a Ravenna: lutam por justiça e pela destruição da mulher que trouxe miséria ao reino.
Branca de Neve sabe que não está sozinha. Ainda há alguém que luta em nome de seu pai, e fugir dos domínios de Ravenna para encontrar William é o próximo passo.
Mas Ravenna tem muitos planos para Branca de Neve, e deixa-la escapar não é um deles.
A pureza da jovem princesa consome e destrói o poder da rainha assim como fogo destrói papel, e a única saída para Ravenna é ter o coração de Branca de Neve em suas mãos, para que possa novamente ter sua juventude artificial e sua imortalidade amaldiçoada. Pelo menos foi isso que o espelho contou...
Mas Branca de Neve não é o tipo de garota que canta com pássaros e sonha com príncipes encantados. Quando algo muito estranho acontece com Rose, ela percebe que há alguma coisa muito errada, e vê que precisa fugir o mais rápido o possível, mesmo que para isso tenha que passar por cima dos guardas.
Tomada por uma ira descomunal ao descobrir da fuga da princesa, Ravenna vê como última alternativa chamar Eric, o Caçador – um homem beberrão e amargurado, constante causa de problemas e dono de um temperamento complicado.
Praticamente se esbarrando na Floresta Sombria, Branca de Neve e o Caçador são exatamente o oposto um do outro.
E não é preciso um espelho mágico para saber o que acontece quando duas pessoas opostas se encontram.

Em pé diante das cinzas.
Em pé diante do céu de inverno.
Em pé diante do chamado.
Ouça o choro da batalha.
Deixe-o gritar desde as montanhas.
Desde a floresta até a capela.
Porque a morte é uma boca faminta.
E você é a maçã.”
[trecho da introdução do livro]
Adorei cada página!
Por ser um livro baseado em um filme, não dei muito crédito: Pensei que fosse ser bobo, ou mal escrito, e me enganei bastante.
Como tantos outros livros de hoje em dia, Branca de Neve e o Caçador traz uma nova versão (muito mais emocionante e envolvente, absolutamente bem redigida e cheia de ação) de um conto já muito conhecido.
                      Quem assistiu o filme já sabe mais ou menos o que esperar do livro (eu particularmente sou apaixonada pelo filme), mas mesmo assim vale a pena de se ler, porque Lily Blake fez um trabalho sensacional adaptando o filme Branca de Neve e o Caçador, de John Lee Hancock, Hossein Amini e Evan Daugherty, para as páginas apaixonantes de um livro que não lembra em nada um conto de fadas tradicional.
Adorei a forma como os anões aparecem, nada fofinhos, hospitaleiros e "cantarolantes", além de eu ter gostado especialmente das mudanças bem colocadas que fizeram na história, como a maçã envenenada ter sido entregue por uma pessoa que nem de longe parece uma velhinha simpática.
Achei maduro e envolvente, com o toque certo de ação, magia, suspense e romance. Vale dizer também que as ilustrações do livro (não são muitas) são maravilhosas.
E não se engane achando que isso é um conto de fadas. Você vai encontrar tudo, menos um felizes para sempre...
Então, quem você será quando for confrontado com o fim?
Quando os abutres estiverem circulando.
E as sombras descerem.
Você se curvará?
Ou lutará?
Seu coração é feito de vidro
Ou da pura cor, Branca de Neve?”
[Trecho da introdução do livro]

12 comentários:

  1. Esse filme para mim foi ótimo! Também tive o mesmo preconceito quando vi o livro, pensei, á vá, vão estragar o filme.
    Esse filme/ livro faz parte da onda "desconstruindo os contos de fadas" que os filmes Jack o Caçador de Gigantes, João e Maria Caçadores de Bruxas...
    Acho legal a ideia, as crianças hoje em dia gostam de mais ação.

    ótima Resenha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ;) Sim, esse "desconstruindo contos de fadas" foi uma ideia genial, porque hoje em dia ninguém tem paciência para ler algo que comece com "era uma vez uma linda princesa..." =D
      Bjss

      Excluir
  2. não gostei muito do filme não (não pela historia, que é legal, mas sim pela atuação da Kristen que expressa todas as emoções de uma unica forma, ela triste, feliz é tudo igual), mas tenho certeza que vou amar o livro! preciso comprar urgentemente rsrs

    decotti.blogspot.com
    decotti.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente, gosto bastante da Kristen- inexpressiva ou não, ela dá verdade aos papéis que faz, porque é assim que ela é - e o livro é realmente excelente, não deixe de ler! :)
      Bjss

      Excluir
  3. Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro. Eu amo uma boa releitura, mas achei o filme muito mal feito e mal aproveitado, então nem quis arriscar essa leitura. Mas que bom que você gostou!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o filme, embora tenha preferido o livro... tipo, os filmes podem ser ridículos do começo ao fim (oi, Percy Jackson e o Ladrão de Raios!) mas os livros normalmente valem a pena...
      Beijo!

      Excluir
  4. Eu adorei este livro pela parte gráfica. Ficou lindo demais, cheio de desejos... perfeito!
    Sobre a história, eu pensei que seria melhor, mesmo assim é um ótimo livro! Sobre o filme... vish, nem comento! kkkkkkkk

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte gráfica é show mesmo *--* A história também me agradou.
      Bjo!

      Excluir
  5. Tenho vontade de ler esse livro desde que assisti o filme, mais ainda não consegui comprar. Eu adorei o filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu <3 o filme :D
      O livro não deixa a desejar, você não vai se arrepender!
      Bjss

      Excluir
  6. Eu sou apaixonada tanto pelo livro quanto pelo filme, preciso re-lê o livro e revê o filme, são sensacionais, não sei se você sabe mas a continuação do filme sai em 2015 pelo que foi divulgado a um tempinho atrás, espero que o livro saia em 2014 =] leitora nova, to amando.
    Beijos!
    Se puder dar uma olhadinha no meu blog e dizer o que acha eu agradeceria muito: http://feitadepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu seeeei, estou suuuper ansiosa pela continuação (o final te deixa louca de curiosidade) :D
      Vou dar uma olhada no seu blog sim, Willma ;)
      Bjss!

      Excluir