Resenha: As Crônicas de Nárnia, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa - C. S. Lewis

              


Nos tempos da Segunda Guerra Mundial, durante os bombardeios a Londres, os irmãos Pevensie se veem obrigados a fugir em busca de segurança.


Seu refúgio – o casarão de um professor que vive no campo – com seus cômodos misteriosos e corredores enormes, é o paraíso para crianças bisbilhoteiras, o que Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo definitivamente são.
É numa dessas salas do casarão que Lúcia encontra certo guarda-roupa. Nada mais, apenas isso.
E é atravessando as portas desse guarda-roupa que se encontra o reino fantástico de Nárnia - lugar habitado por animais falantes, centauros, cavalos alados, e todo tipo de criatura mágica que se possa imaginar: tudo é tão mirabolante que os irmãos duvidam quando Lúcia volta contando o que havia encontrado.
Só quando Edmundo, Pedro e Susana veem com os próprios olhos é que percebem o quanto o que Lúcia disse era real, fantástico... e perigoso.
Há muito tempo, Nárnia vinha sendo governada pela terrível feiticeira Jade, que  amaldiçoou o reino a viver em um inverno sem fim.
Antigas profecias, no entanto, diziam que quatro humanos - dois Filhos de Adão, duas Filhas de Eva - estavam destinados a destruir a feiticeira e lutar em nome de Aslam, o poderoso leão criador do mundo de Nárnia. Tendo conhecimento disso, a feiticeira dará seu melhor – ou seu pior –  para impedir a ruína de seu governo tirano.
Nessa história de coragem, lealdade e sacrifício, venha descobrir o quanto podemos ser heroicos quando encontramos uma razão pela qual lutar.
Os irmãos Pevensie vão sempre proteger uns aos outros, e nenhuma rainha feiticeira de gelo vai mudar isso... Não enquanto Aslam estiver lá para ajudar os narnianos.

"O mal será bem quando Aslam chegar,

Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar"
[trecho do livro]
 Não elejo livros prediletos, mas se eu tivesse que salvar um só livro de um incêndio, seria esse.
Pela primeira frase, o tradicional “era uma vez”, eu esperava algo como um conto de fadas, mas eu definitivamente não esperava algo que lembrasse tanto histórias bíblicas.
De uma forma simbólica, C. S. Lewis apresenta os personagens como os que vemos nas histórias bíblicas: Temos a feiticeira má que age como se fosse boa, o jovem bom que age como se fosse mau, e ainda aquele que é indeciso: tenta ser mau, e falha, tenta ser bom, e não chega a ser um sucesso.
E tem o leão Aslam, aquele que criou Nárnia, se sacrificou para salvar alguém que – em minha opinião – não chegava a merecer, e ajudou os narnianos, mesmo que fosse mal compreendido por alguns. Onde será que já vimos isso antes? A história é uma analogia cristã.
Agora junte tudo isso, salpique aventura, seres fantásticos, inocência, e terá em mente o que C. S. Lewis escreve.
[Lúcia - Filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa]

Este livro, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, ao contrário do que muitos pensam, não é o primeiro livro da série As Crônicas de Nárnia, e sim o segundo. C. S. Lewis escreveu sete livros, desde a criação até o fim de Nárnia.
Esse é meu favorito por mostrar o quanto nossas ações são importantes: Se Lúcia não tivesse aberto o guarda-roupa, os irmãos Pevensie não teriam vivido suas aventuras; se Edmundo não tivesse vacilado, nunca teria se tornado tão forte; se a feiticeira não tivesse tentado impedir a profecia, ela não teria se cumprido .
Se eu nunca tivesse lido esse livro, não saberia o que é literatura fantástica de verdade. ;)
[Lúcia, Susana, Pedro e Edmundo  - Cena do filme homônimo ao livro]
             



13 comentários:

  1. Hey Carol!! Também estou com o livro de Nárnia aqui para ler. Já li os dois primeiros e irei ler o resto ainda. Gostei da sua resenha. Só tenho que discordar de uma coisa... eu como amante de Nárnia... sei que esse é sim o primeiro livro. Só que no volume único os livros estão ordenados em acontecimentos e não em ordem de lançamento. :P prometo visitar mais aqui.
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas considerei pela ordem em que a história acontece :P Primeiro o Sobrinho do Mago, no qual se narra a criação de Nárnia, e este - colocado como o segundo - o começo das aventuras de Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro. Por mais que essa não seja a ordem que o autor escreveu, é a ordem que ficou conhecida depois de As Crônicas de Nárnia - Volume Único. Adorei a correção, significa que vc é fã mesmo :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Nunca lí os livros, só ví os filmes, mas com certeza é um título literário que eu gostaria de ter na minha estante e e m minhas mãos, claro. Ainda lerei, eu espero!

    http://viajandocomluiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é ótimo de se ter na estante *-* com essa capa e esse conteúdo então, nem se fala :)

      Excluir
  3. Se os filmes já são bons imagino o livro .

    Amei o post , Mil beijos da Manuh do blog http://blognao-permito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes são excelentes mesmo, e achei beeeem parecidos com os livros ;) Se tiver interesse em ler, não vai se arrepender
      Bjss, Manuh!!
      Obs.: Amo seu blog de paixão <3

      Excluir
  4. Adorei sua visão do livro! Com certeza é uma série de livros que marca a vida de quem lê, não apenas pelas aventuras, mas pela criatividade incrível de C.S.Lewis!
    E quem diria que alguém que um dia se denominava ateu, poderia escrever uma analogia tão poderosa sobre a Bíblia?!

    Que bom que gostou!

    gotadenanquim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei mesmo o livro. As pessoas deviam escrever mais coisas assim hoje em dia :P

      Excluir
  5. Nossa Carol, você resenha muito bem sabia ?!!!
    Parabéns querida, amei o blog está cada dia mais lindo!
    Ameeei a resenha, nunca li o livro mas vou procurar lê-lo AGORA! rsrsrrsrsrrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo Obrigada :D Acho que é meio impossível se arrepender de ler As Crônicas de Nárnia, então acho que vai gostar
      Bjss

      Excluir
  6. As Crônicas de Nárnia é uma série fantástica!
    É a base da literatura, destinada para crianças, mas que encanta os adultos.
    Todos deviam ler!
    O meu preferido com certeza é A Ultima Batalha que aliás destruiu meus sentimentos rs
    Gostei da sua resenha (:
    Beijos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A Última Batalha é um livro que me fez chorar rios :'( Mas também é um dos meus favoritos, porque contém o final mais épico que já li até hoje. Até agora estou meio que em estado de choque rsrsrs
      Bjss

      Excluir
  7. Oi mocinha, te marquei numa TAG, passa lá no meu blog e confere! Beijos!

    Blog Queridas Zunhas e Feminices

    ResponderExcluir