Resenha: Decisões - Verônica Lopes



Aaah, o Rio de Janeiro! Cidade maravilhosa, pontilhada de festa e alegria, repleta de gente feliz e praias paradisíacas... Nada melhor que esse cenário para embalar a história de quatro amigas que, mesmo vivendo vidas pacíficas num dos lugares mais lindos do mundo, não se veem livres dos dilemas cotidianos.



Beatrice, Maria, Beca e Marcela são inseparáveis: depois de tantos anos, casamentos, filhos, até mesmo divórcios, ainda mantém a chama da amizade muito viva.

Beca, uma dona de casa realizada, leva uma vida de rainha: tem o marido perfeito, o filho ideal, casas de luxo e tudo de que precisa para ser perfeitamente feliz à sua disposição... mas uma surpresa inesperada não muito agradável pode virar tudo de cabeça para baixo. Mais que nunca, ela precisa do apoio das amigas para superar.

Maria, uma mãe divorciada, leva uma vida pacata como arquiteta, e desde a separação, não se envolve em relacionamentos duradouros. Agora que enfim encontrou alguém que reacendeu sua vontade de ser feliz, ela tem a chance de sair da mesmice... Mas e esse homem por quem se apaixonou? Será que sua relação é mesmo íntegra, levando em conta que ele provavelmente é... bom, casado?

Marcela tem muitas diferenças em relação ao marido, mas o amor é verdadeiro, isso não se pode contestar. Marcela pode duvidar de tudo, menos do amor que seu marido tem por ela. Mas mesmo homens que amam verdadeiramente suas mulheres traem, não é? Agora que seu marido começou a trazer flores, presentes, agradá-la mais que o normal, Marcela começa a desconfiar que toda aquela gentileza depois de anos de casamento pode ser fruto de uma consciência pesada...

Beatrice, como tantas outras mulheres, mantém um casamento falido por causa da filha. Há muito tempo as coisas não acontecem como deveriam: o marido parece ter muita dificuldade para lembrar que existem responsabilidades, e o fascínio do começo do casamento não existe mais. E aí? O que fazer? O casulo da filha é mais importante que a própria felicidade? Será que tomar uma decisão mais drástica seria ser egoísta?

São muitos dilemas. Há muitas decisões a serem tomadas, boas ou ruins, mas decisões são necessárias para seguir em frente.

Junte-se a essas quatro amigas que, com o toque certo de humor e drama, fazem de suas vidas cotidianas uma novela da vida real digna de ser contada


"-Ter um relacionamento é difícil.
-Sim, o ser humano é muito complexo.
-Você tem que conhecer a pessoa, descobrir tudo do que ela gosta e não gosta, o que a irrita, o que a faz feliz, como agir em determinadas situações, entrar no jogo da conquista. Diz se não dá pra desistir?
-Com certeza. Mas, pra ser feliz, não vale a pena?"
[Decisões, Verônica Lopes

Esse é um livro legal, levando em conta que fala da vida real.
Eu, como leitora voraz de aventura fantástica, nunca tive muuuito entusiasmo para livros com histórias da vida real. Gosto de monstros, dragões, magia e ficção, e nem sempre me animo com a ausência disso.
Mas, se li o livro duas vezes, e me diverti nas duas, é porque tem algo especial nele.
Adorei a forma como a história é contada: narrando o ponto de vista de cada uma das quatro amigas, com seus dilemas e seu dia-a-dia. Como a autora é uma mulher, narrando o desenrolar da vida de quatro mulheres, o livro parece cantarolar: “De mulher pra mulher, Verônicaaa”.
Brincadeiras à parte, digo que é um livro mais voltado para o público feminino porque Verônica Lopes expõe o mundo do nosso ponto de vista; o que não quer dizer que o público masculino não iria gostar. Ta aí uma boa maneira de dar uma espiadinha no misterioso universo feminino, não é?
São histórias que você ouve quase todos os dias, de mulheres se tornando cada vez mais fortes, mas nunca deixando de amar e serem amadas, mas com um diferencial: não há ninguém julgando certa mulher por certa coisa, é uma mulher falando o que fez e porquê fez.
É ótimo para quem quer entender melhor os relacionamentos da atualidade, nesse novo mundo onde cada vez mais as pessoas buscam a própria felicidade. Já que não dá pra entender o ser humano de uma forma geral, vamos nos contentar em entender Beatrice, Beca, Maria e Marcela.
De qualquer forma, Decisões me fez gostar mais de histórias reais, que mesmo sem bruxos e dragões não deixam de ter seu encanto e sua magia, afinal somos todos guerreiros da vida real, e é isso que importa. :)


6 comentários:

  1. Obrigada pela parceria. Linda resenha, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo livro! Já ocupa um espaço especial na minha estante :)
      Bjss! :D

      Excluir
  2. Olá, passeando pela Blogosfera achei seu blog!
    Adorei ele e já virei seguidora...
    Te convido para conhecer o meu também: http://www.starfashionmakeup.com.br/
    Te espero lá :)
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou! XD
      Já estou adorando seu blog *o* Adoro as dicas!
      Parabéns!
      Bjss

      Excluir
  3. Eu li uma resenha hoje de manhã desse livro e fiquei meio intrigada, a pessoa disse que o final não foi tudo que esperava e pelo jeito você gostou bastante, vou ter que ler também pra poder dar minha opinião. haha
    Amei essa capa!!

    rotinadafelicidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final do livro não é aquela explosão, ou aquela emoção e tals, mas tem lá suas surpresas. :) A capa é ótima mesmo!
      Bjs

      Excluir