Resenha: O Chamado do Cuco - Robert Galbraith




A top model Lula Landry é inspiração pra muita gente: uma negra adotada por uma família de brancos, saiu da vida de moradora de rua para embarcar numa promissora carreira de modelo, atingindo quase imediatamente o auge da fama e da influência.



Lula teve o que muitos chamariam de vida excepcional: um namorado rico e badalado (e um tanto problemático), um apartamento de luxo no Kentigern Gardens, uma família rica e não muito ortodoxa, um rosto perfeito... tudo isso precedendo um fim trágico.

Depois de desabar da sacada de seu apartamento na mesma noite de uma briga pública com o namorado, Lula Landry ganhou um registro nos tabloides e na delegacia como uma suicida atormentada pela fama... Mas esse suposto suicídio está fora de cogitação para seu irmão adotivo, John Bristow. Lula nunca teria se matado e ele sabe disso.

Discordando da polícia, Bristow toma uma decisão.

 O decadente detetive particular Cormoran Strike tem uma vida de merda. Recentemente separado, sem casa, mutilado após a participação no exército e devendo até as calças, ele não está em condições de recusar nenhum cliente - por mais estranhas que sejam suas intenções.

Como é possível procurar o assassino de uma suicida?

Com John, o inesperado cliente rico, e Robin, a secretária incrivelmente eficiente, Strike precisa juntar todas as peças desse difícil quebra-cabeça e descobrir se realmente existe um homicida por trás da queda de Lula Landry e, se sim, quem é.

Para encontra-lo, é preciso dar atenção a cada mínimo detalhe; a cada insinuação; a cada testemunha; a cada deslize... a cada mentira.

O assassino pode ser qualquer um - qualquer um mesmo.

"...para o quarto, eu ouvi gritos. Ela... Lula... dizia: 'É tarde demais, eu já fiz', depois um homem disse: 'Você é uma vaca mentirosa', e depois... depois ele a jogou. Eu vi a garota caindo."


 Um romance policial digno da atenção que vem recebendo, O Chamado do Cuco é um daqueles livros previsíveis e surpreendentes ao mesmo tempo – por um lado o mesmo rumo clichê do romance policial, com testemunhas não muito ansiosas para dizerem o que sabem, o clima de suspense e o desfecho que só é revelado nas últimas páginas... e por outro lado, o uso casual das gírias e palavrões que são tão frequentes no nosso dia a dia, mas muito pouco frequentes na literatura.
São poucos livros com tanto descaso pela censura.

            


Com um jeito pouco tradicional para um protagonista, Cormoran Strike é o cara: durão, sério, desajeitado e com pinta de brutamontes, mas com uma linha de raciocínio que explica o fato dele ser detetive. Outra coisa bem marcante em Strike é a dignidade que ele preserva mesmo estando perdendo tudo. É tipo: "Deus do Céu, perdi minha esposa e o azar está dançando amarelinha no meu destino! Ótimo, vou ser agradável com a secretária e fingir que não moro no meu escritório." 

A secretária (Robin), a propósito,  se revela mais uma aprendiz de detetive do que uma secretária temporária. Robin é o Watson que todo Sherlock Holmes pede a Deus.

Robert Galbraith criou cenários tão perfeitos e diálogos tão despojados que é difícil lembrar que é um livro, e não um seriado de TV, e pra quem ainda não se interessou por romances policiais, O Chamado do Cuco promete te fazer se apaixonar.


*~*~*~*~*
O segundo romance policial Robert Galbraith tem data prevista para 24 de Junho, mas no Brasil só será lançado em Novembro pela Rocco (por que fazeis isso, oh Brasil?!).
Numa tradução literal, o título seria "O Bicho da Seda", mas não tem uma tradução oficial ainda.

The Silkworm by Robert Galbraith
[segundo romance policial de R.G.]
Espero que gostem...


6 comentários:

  1. Sempre vejo resenhas positivas sobre este livro e a sua é mais uma, acho que irei incluir na minha lista de desejados, já que meu niver tá chegando quem sabe eu ganho né rsrsrs

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  2. Oiie!
    Adorei a resenha.
    Não é a primeira resenha positiva que eu vejo (se bem que ontem no grupo do facebook, uma menina rasgou o verbo falando deste livro), e minha vontade de lê-lo só aumenta!
    Vou procurar saber mais!
    O blog de cara nova começando com uma resenha tão boa, é sucesso na certa!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oh my god! Eu quero muito ler esse livro!!!!! Otima resenha!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/03/a-escolha-de-cada-um.html

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha e mais uma resenha positiva desse livro, com ela vocês aumentam ainda mais a minha lista de livros a ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu como amante da Rowling, já deveria ter lido esse livro e também o Morte Súbita kkkkkkkk
    Mas tenho receio porque não curto histórias policiais, sei lá, não fazem meu estilo...
    Vou pedir uma Robin dessa lá pra trabalhar comigo kkkk
    Abraço!
    Leituras do Edu

    ResponderExcluir
  6. Acabo de me arrepender por não ter comprado quando pude...

    O livro parece ser super envolvente!

    Adorei a resenha.

    Beijos =*

    https://www.facebook.com/ddentrodgaveta

    ResponderExcluir