Resenha: Água Para Elefantes - Sara Gruen


O Sr. Jacob Jankowsky, embora pai de cinco filhos, vive em um asilo. Aos 90 anos (ou 93, ele não sabe com certeza) suas maiores aventuras são conversas com velhinhas simpáticas mais ou menos senis.

Nem sempre Jacob Jancowsky foi um pobre coitado abandonado numa casa de repouso para velhotes - Jacob viveu a aventura de sua vida. Em quase 70 anos, nunca contou sua história a ninguém. Até o agora.

Depois de perder os pais em um acidente e todos os bens para o banco, o Jacob Jankowsky de 23 anos não pensou muito antes de saltar em um trem em movimento para deixar os problemas para trás - embora o trem do circo Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra não seja o melhor refúgio do mundo se tratando de evitar problemas.


Com um chefe de caráter duvidoso, um mestre de animais um tanto louco, artistas esnobes, operários tratados como animais e misteriosos desaparecimentos, o circo tem tudo para ser uma experiência desagradável, mas Jacob encontra ali um verdadeiro lar.

No lugar mais inusitado, Jacob descobre amigos e amores para uma vida toda... além de inimigos igualmente inesquecíveis.

Num romance tocante, a autora Sara Gruen mostra toda a magia dos espetáculos circenses de um novo ângulo - há muito mais história por trás das lonas coloridas do que os espetáculos luminosos deixam mostrar.

O velho Sr. Jankowsky tem muita história para contar, e aos 90 anos (ou 93, ele não consegue lembrar) pode-se dizer que a história ainda não terminou.


Porque a vida, respeitável público, “é o maior espetáculo da Terra!”.


"Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles."


Acredito que todo mundo que já foi ao circo imaginou como seria viver ali.

Tem algo de mágico na lona colorida, no picadeiro coberto de poeira; algo de fascinante nos trapézios, nos palhaços, na pipoca gordurosa... Tudo o que vemos e sentimos é mágico de um jeito inexplicável.

Prepare-se: Esse livro vai acabar com essa imagem toda bonitinha do circo.

Os palhaços não são fofos e engraçados o tempo todo. O mestre de cerimônia não é sempre simpático e receptivo. As lonas não se montam sozinhas. Tem toda uma história por trás de cada espetáculo, e nem sempre uma história legal.

Acho que foi isso o que mais me impressionou: não o enredo, não os personagens, mas a pesquisa que Sara Gruen fez antes de escrever s história: pesquisou tanto e escreveu com tanta fidelidade aos registros reais dos antigos circos americanos que fez parecer uma história real, acrescentando uma dose de tragédia e personagens incríveis.

O Sr. Jankowsky, aos 90 e tantos anos, é lúcido demais para um corpo ativo de menos, o que o faz estar sempre resmungando e reclamando da presença insistente das enfermeiras. Ele não está doente. Só está velho.

A forma como Jacob revive a história em suas lembranças – com tanta naturalidade e sinceridade – é bastante envolvente. É como ouvir histórias dos seus avós: você simplesmente sabe como a história termina, porque seus avós estão ali, mas algo em entender o passado te faz continuar ouvindo – ou lendo, no caso.

De uma forma geral, os personagens são incríveis (alguns meio assustadores, malucos ou despudorados, mas incríveis mesmo assim), e o enredo é diferente e gostoso de acompanhar.
É o tipo de livro para ler tanto pelo enredo quanto pela história real que ele abriga.

Simplesmente ótimo.

P.S.: Raramente se vê um filme tão fiel ao livro quanto a adaptação de Água Para Elefantes. Amei!!!

6 comentários:

  1. Oi Carol;
    Eu acho esse livro liiiiiindo demais <3
    Até hoje não vi o filme, mas espero gostar quando ver.
    Amei sua resenha ^^

    Beijos!
    Bárbara
    Toca dos Livros
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que resenha encantadora.
    Fiquei muitas vezes tentado a comprar o livro no submarino, ele está sempre barato, mas nada ainda.
    Assisti o filme, mas nem de longe parasse ser tão bom como o livro.
    abraços.
    http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E o amo o sobre desse cara, Jankowky.
    Acho que por ter lido o livro depois de assistir o filme, fiquei fazendo comparação... confesso que gostei mais do filme.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu amo esse livro!
    Ele nos mostra um outro lado dos circos que nos conhecemos!
    Eu principalmente me surpreendi e muito com a historia do livro!
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Carol, amei sua resenha!
    Sério, depois disso quero muito ler Água Para Elefantes, já assisti o filme e confesso que não gostei muito, não pela historia em si mas pelo próprio Jacob, sei lá achei ele meio "sonso" (apesar que toda a sonsidade que ele tem compensa pela beleza kk)
    Enfim, concerteza nas proximas promoções do submarino ele ira entrar no meu carrinho.
    Beijos
    Sabrina
    OBS: Tu escreve muito bem, bateu até uma invejinha kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Eu peguei este livro uma vez para ler, mas conseguir ler, pois penso que não estava muito afim de ler nada rs e o inicio me pareceu meio chato. Mas um dia vou ler.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir