Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding


A Menina Que Não Sabia Ler No ano de 1891, Florence, uma menina de 12 anos, mora em Blithe, um casarão longe de tudo e todos com seu irmão Giles e os criados da casa. Além de seu irmão, Florence não tem ninguém exceto um tio ausente de quem ela não sabe nada. O que dizem é que sua mãe morreu no parto, e seu pai morreu em um acidente junto com sua madrasta. Uma menina curiosa, Florence não aceita que o tio a proíba de ser alfabetizada, principalmente depois de encontrar, em uma das salas do casarão de Blithe, uma imensa biblioteca cheia de livros maravilhosos ansiosos para serem lidos. Sozinha e com muita determinação, Florence aprende a ler, e a biblioteca passa a ser seu refúgio em seus dias tediosos e vazios. Sua alfabetização precisa ser mantida em sigilo absoluto (seu tio ficaria furioso), mas Florence sempre pode confiar seus segredos ao doce Giles, seu irmão e companheiro.
Tudo vai bem até que Giles é mandado para um internato, onde vive e triste e não consegue se adaptar. A diretoria do internato sugere que Giles estude em casa, com uma tutora que possa atender suas necessidades e acompanhar seu ritmo ligeiramente mais lento que dos outros alunos... Quando a tutora de Giles, Srta. Whitaker, morre misteriosamente no lago da propriedade de Blithe, outra tutora é contratada para ocupar seu cargo... E Florence começa a desconfiar que essa nova tutora, Srta. Taylor, é o fantasma da antiga tutora falecida, querendo assombrar a casa e sequestrar o pobre Giles. Nesse suspense genial de John Harding, junte-se a Florence para tentar desvendar o misterioso passado de Srta. Taylor, e veja o quanto a força da imaginação pode ser maravilhosa... ou terrível. A Menina Que Não Sabia Ler é o que eu classificaria como literatura “não entendi, mas gostei”. Muitas perguntas deixam de ser respondidas quando você termina o livro, o que não o deixa menos surpreendente ou incrível. É mais um dos casos de “não julgue um livro pela capa”, pois a capa clarinha e a sinopse não muito esclarecedora dão a impressão de que será um livro simples de fácil entendimento. E não é. O que no começo parece uma história quase que infantil, se transforma em uma história de suspense digna de Edgar Alan Poe. Você nunca tem certeza se a história é real ou se não passa de mais uma fantasia na cabeça de Florence; ela não faz distinção entre real e irreal. Os detalhes obscuros que envolvem o tio da menina, a Srta. Taylor e a Srta. Whitaker te faz pensar se Florence é mesmo a mocinha da história ou a vilã. Não é possível saber ao certo se Florence é corajosa ou só desequilibrada mental, o que deixa a leitura cada vez mais emocionante. É um livro que mostra como as coisas podem desmoronar quando ameaçam nos tirar alguém importante, e a que ponto o ser humano chega para proteger a si mesmo e a quem ama. Sobre esse livro, não há muito a dizer, é preciso lê-lo para compreender (ou não) o que nele acontece. São acontecimentos sombrios narrados como se pertencessem a um dia ensolarado, e acontecimentos felizes narrados como se fossem os mais sombrios de todos. É uma leitura que vale a pena!




                                                         

3 comentários:

  1. Oie, vi o blog na página de divulgação vim conhecer e seguindo.
    Já li esse livro, fiquei com medo em algumas passagens, sim sou medrosa! rsrs
    Eu ri aqui ao ler "não entendi mais gostei" rsrsrs muito justificado
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até eu tenho medo de algumas passagens do livro! rsrs mas é uma leitura maravilhosa, e fico feliz que tenha gostado também ;)! Obrigada! *beliscões aceitos e retribuídos* rsrsrs

      Excluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir