Resenha: George e o Segredo do Universo - Lucy e Stephen Hawking


GEORGE E O SEGREDO DO UNIVERSO


George seria apenas mais um garoto normal se não fossem seus pais: é por insistência deles que o menino vive longe de todas as invenções modernas. Sua família tenta levar a vida o mais simples possível, com o mínimo de equipamentos domésticos básicos, e imutavelmente vegetarianos.



Em um mundo sem televisão, computador, rádio ou telefone, George estaria frequentemente entediado... mas nem tudo está perdido: George tem um porco.

Freddy - a obesa criatura rosada que habita os fundos do quintal do menino - é sua única fonte de entretenimento, amigo de todas as horas, e temível "predador natural" das hortaliças da mãe.

Quando Freddy foge por um buraco na cerca, George é obrigado a procurar por ele na misteriosa “Casa Vizinha”.

Um lugar escuro e silencioso, a Casa Vizinha não abrigava moradores desde que o último dono desaparecera misteriosamente. Mas o que seria de George sem o porco? Precisava entrar. O que ele não esperava era encontrar moradores novos na casa.

O cientista Eric e sua temperamental filhinha Annie são o oposto de George e sua família: vivem com um pé na modernidade... e o outro no espaço sideral!

Com o auxílio de Cosmos, um inteligentíssimo e ultramoderno computador falante, Eric e Annie são conhecedores dos mais incríveis Segredos do Universo. Fascinado, George encontra em suas visitas ao cientista uma verdadeira aventura espacial, até porque o computador Cosmos funciona como um portal capaz de enviar seres humanos diretamente para o espaço.

Quem diria que o Universo podia ser tão fenomenal?

O problema é que George não é o único interessado nas viagens que esse tal computador oferece, e, ao contrário de George, o outro interessado não medirá esforços para tê-lo para si...

 "[...] Eric acariciou o computador, todo feliz.
-Você se esqueceu de algo - disse uma estranha voz mecânica. George deu um pulo, assustado.
-Esqueci? - Por um momento Eric pareceu confuso.
-Sim - insistiu a voz. - Você não me apresentou.
-Mil desculpas! - exclamou Eric - George, este é Cosmos, meu computador."
[George e o Segredo do Universo, Stephen Hawking]
Um dos motivos por eu ter gostado do livro foi por causa do aprendizado que cada página transpira, mas nunca de forma exagerada: Stephen Hawking (como o excelente cientista que é) construiu um dos livros mais instrutivos quanto ao universo que já li, e Lucy Hawking, filha se Stephen, contribuiu com uma narrativa envolvente e bem-bolada, com personagens originais e cômicos.
George e o Segredo do Universo é um livro voltado para o público infantil, mas qualquer adulto que lê-lo vai achar igualmente interessante.
Bem, quanto ao enredo e aos personagens, posso dizer que adorei. 
Annie, a filha do cientista, é uma menina imaginativa e de nariz empinado, pequena e pavio-curto. Eric é mais dotado de paciência, ensinando e entretendo George e os leitores com seu conhecimento sobre física e ciência. Dr. Reeper, o sinistro professor de George, é sinônimo de vilão apavorante que não esconde que é mesmo um vilão apavorante. Mas o porco ainda é meu preferido <3

Outra coisa que agrada bastante é que o livro tem imagens espaciais e ilustrações, que complementam a narrativa e embelezam e muito a parte gráfica.

[imagens encontradas no livro]


De qualquer forma, este é um livro que transmite informações sem parecer um chato livro-texto de escola, e que vai entreter e agradar qualquer um que se arrisque a abri-lo.
Até o porco participou da aventura. Vai ficar de fora dessa??

4 comentários:

  1. Fiquei bem interessada pelo livro, nunca havia o visto. Boa resenha!

    http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... o livro é bem interessante mesmo, a despeito da capa sem-graça rsrsrs

      Excluir
  2. Ah, que fofo, um porco! Ri muito disso! Deve ser ótimo e encantador esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mesmo uma graça :) Os personagens - em especial as crianças e o porco - são muito muito muito legais
      Bjss

      Excluir