Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare


Clarissa Fray leva uma vida bem normal para quem perdeu o pai quando era um bebê. Mesmo sem um pai para dar apoio, ela pode sempre contar com Jocelyn, a mãe pintora; Luke, o gentil melhor amigo de Jocelyn; e, é claro, Simon: seu melhor amigo e companheiro de todas as horas.



É num dia como tantos outros que Clary entra em uma casa noturna para aproveitar a noite com Simon e sai com uma visão completamente diferente do mundo.

O que aconteceu na boate não chamou a atenção de mais ninguém – ninguém nem sequer ficou sabendo do que aconteceu lá – mas Clary viu tudo, e ela sabe que não está louca: ela tem certeza de que viu um grupo de jovens de pele tatuada matando um demônio no depósito da boate.

Clary não sabia o que esperar depois de ter sido a única a testemunhar o estranho assassinato, mas ela não esperava que um dos assassinos – o convencido e irresistível Jace Wayland – fosse atrás dela no dia seguinte, e não para mata-la também, mas para achar respostas. Por que Clary o viu quando ninguém mais podia ver? Por que ela, uma mundana, havia sido capaz de ver a morte demônio?

Isso aconteceu porque Clary é como Jace: uma Caçadora de Sombras.

Designados a matar demônios que invadem a terra, os Caçadores de Sombras são sobre-humanos que através de Marcas gravadas na pele adquirem poderes temporários, como tornar-se invisíveis ou curar-se rapidamente. Clary só pôde ver o assassinato do demônio na boate por ter a Visão que só uma Caçadora de Sombras pode ter.

Aí surge a questão... Um Caçador de Sombras só nasce de duas maneiras: ou bebendo o líquido poderoso do Cálice Mortal, ou descendendo de uma família de Caçadores de Sombras. Clary não bebeu de cálice nenhum, não que ela se lembre, o que só deixa uma alternativa: Jocelyn, a simples e super-protetora mãe de Clary é um membro da Clave de Caçadores de Sombras também.

Clary quer exigir da mãe umas boas explicações, mas o problema maior é que Jocelyn foi sequestrada naquele mesmo dia por Valentim, o temível Caçador de Sombras que todos achavam estar morto.

O que Valentim poderia querer com a pacata Jocelyn, afinal?

 O próprio Cálice Mortal.

O artefato angelical que permite a quem beba dele se tornar também um Caçador de Sombras pode se tornar a principal arma de Valentim. Ao que parece, ele pretende usar o Cálice para criar um exército de Caçadores rebeldes dispostos a destruir a Clave e reerguer um novo reinado de Caçadores de Sombras, mais rígidos e mortais.

Clary está mais envolvida com toda essa loucura do que poderia imaginar. Com a ajuda de Jace, Alec e Isabelle, ela precisa amadurecer como Caçadora de Sombras e encontrar o Cálice Mortal antes de Valentim.

Para piorar tem Simon, o amigo de todas as horas que decidiu ser mesmo um amigo de todas as horas, inclusive as mais perigosas e mortais. Tem também Jace, que com seu jeito metido e mal-educado vai aos poucos conquistando Clary, e Luke, o melhor amigo da mãe, que admite de uma hora para outra que sempre odiou Clary e Jocelyn. Ah, claro, tem também a vizinha de Clary que abriga demônios e foragidos em sua casa,  e aquele tal feiticeiro gay excêntrico que apaga a memória de Clary de vez em quando.

Que outras surpresas o mundo guarda para Clary? A verdade é que as surpresas desagradáveis estão só começando...

Junte-se aos Caçadores de Sombras nessa aventura épica criada por Cassandra Clare: mesclando romance e ação, as páginas desse livro serão o bastante para te fazer passar a noite em claro pensando em como seria incrível ser um Caçador de Sombras.


Tem um motivo para esse livro ter sido comparado com Harry Potter: é inacreditável de tão bom!

 Para quem gosta de romance e aventura, é o livro mais que perfeito. As páginas abrigam tudo que um leitor mais poderia amar: lobisomens, vampiros, anjos, demônios, a luta pelo bem e pelo mal, e, claro, o romance.

Cassandra Clare é absolutamente genial em seu modo de escrever, criando personagens originais, engraçados e dramáticos ao mesmo tempo. O que mais amei no livro foi a esperteza: é tão cheio de diálogos inteligentes e surpresas que cada página parece gritar: “ME AME!”.

Clary, a protagonista, é um tanto inútil no começo do livro, afinal ela nunca treinou para ser Caçadora de Sombras, por isso ela basicamente fica parada gritando enquanto Jace mata demônios para ela.

Ah, o Jace! Eu entendo que algumas pessoas gostem do tipo certinho e adorável que o Simon é, mas eu prefiro o Jace. Esse personagem em especial tem um quê de bad boy arrogante e sarcástico que eu nunca vi em personagem nenhum antes, que é completamente irresistível – irresistível para a Clary, é claro, não estou falando de mim, obviamente (hehe[~risadinha safada]).

Mas falando sério, os personagens são tão completamente novos e diferentes que a leitura nunca fica entediante. Não faltam elogios para a criatividade e o bom uso de palavras que Cassandra Clare empregou nesse primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais.

Admito que ainda estou com um pouco de raiva da autora por algumas das coisas que ela fez com os personagens que eu mais gostava, mas garanto que os golpes de esperteza de Cassandra são cada vez melhores!

Espero que gostem tanto quanto eu gostei ;)
(Atores da adaptação cinematográfica do livro Cidade dos Ossos. Da esquerda para a direita: Simon, Isabelle, Alec, Jace, Clary)

19 comentários:

  1. Tô morrendo de vontade de ler, mas não tenho ainda rsrs
    e minha mãe baixou a lei de não comprar mais livros esse ano.
    Mas com certeza será um dos primeiros para o próximo ano!

    http://www.bookecoffee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs Force sua mãe a assistir o filme como eu fiz com a minha :P A minha só comprou porque ela mesma teve vontade de ler... Você não vai se arrepender ;)
      Bjss!

      Excluir
  2. Eu amo demais essa série, uma das minhas favoritas. Me dói pensar que tenho que esperar até ano que vem pra que o último volume seja lançado! Cassandra é realmente genial, e embora eu ame demais o Simon como personagem, o Jace realmente se destaca.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o último livro promete, estou ansiosa :/ O que será q a Cassandra vai aprontar?
      bjss!

      Excluir
  3. Oi Carol, até hoje não li essa série, tenho uma amiga que vive me importunando para conhecer o tão famoso Jace.. kkk prometo que um dia eu leio.. pena que eles pararam de publicar as capas com brilho :o( Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirelle!
      Verdade, as capas brilhantes eram ótimas. Leia sim, são livros que tem muito a acrescentar, tanto na estante dos leitores quanto em seus corações.
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu sou simplesmente viciada em livros!!! Quero ler com certeza!
    http://in-acreditaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. estou louca para poder ler esse livro logo *-*
    só falta eu comprar rs
    Facebook: Teorema de Mary
    Blog: Teorema de Mary

    ResponderExcluir
  6. Parece bem interessante! Deu até vontade de ler, vou procurar a saraiva e ver se tem! hihi
    http://lalymakesemodas.blogspot.com.br/2013/11/projeto-loira-por-30-dias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá entre nós, no Submarino é mais barato :P Aproveite, é excelente
      Bjss

      Excluir
  7. Bateu uma vontade de ler agr! Adorei o blog e o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carol. Essa é minha primeira visita aqui, então, vocês todos estão de parabéns pelo layout e tudo mais.
    Quanto a resenha, tenho de confessar: está bem escrita e instigante, mas (no meu ponto de vista) um pouco reveladora demais. Já li o livro e, por este motivo, sua resenha; e concordo com você quanto ao fato de a Cassandra ser uma autora incrível. Há muito escrito nas entrelinhas e eu fui descobrindo uma porção de coisas antes de as mesmas acontecerem. As revelações nas entrelinhas, mas não apenas elas, é apenas um dos motivos pelos quais passei a admirá-la: claro, eu nunca poderia deixar de citar as personagens realísticas e cativantes (ou não), como é o caso do Simon (que é, de longe, meu personagem predileto em toda série - por ter muitas de minhas próprias características e decisões), Izzy, Clary e tantos outros que me surpreenderam positivamente - com exceção do Jace, que eu detesto. Enfim, esta é uma série que merece estar em todas as estantes, prateleiras e casas deste mundo.
    Meus parabéns!

    Assim me despeço,
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique - Viajante Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caleb. Minha intenção não era ser tããão reveladora assim quanto ao enredo do livro, mas a questão é sempre essa: me empolgo demais na hora de escrever e acabo exagerando nas "informações"... Vou melhorar, prometo! :P
      Sim, amo todos os personagens da Cassandra (ou quase todos), e a acho muito sutil e certeira, como só uma grande autora pode ser.
      Obrigada pela crítica e pelos elogios, agradeço em nome da equipe toda.
      Abraço :)

      Excluir
  9. Acho que já sei o que quero de Natal, rsrsr.

    Parabéns pelo Blog.

    Bj =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente escolha de presente :P Que bom que gostou do blog!
      Bjss

      Excluir
  10. Li um pouquinho pela internet, mas fiquei com preguiça pq achei muito grande , e lendo pela internet não da pra marcar onde parou...
    Então hoje , eu tava vendo os livros da Avon, e acabou q eu comprei, e sendo sincera eu não achava que seria bom não, mas decidi ver resenhas, e Mds esse livro só pode ser Perfeito, sem contar que é grandão, então eu vou poder ler no metrô quando estiver indo pro curso de Inglês (pq é beem longe ) ...Foi isso eu achos... blog-onlymydreams.blogspot.com dá uma visita? Seria uma honra pra mim! Beijos!

    ResponderExcluir