Resenha: Anjos, O Segedo de Judith - Wudson Silva




A jovem catequista Judith Figueiredo, de 32 anos, foi misteriosamente encontrada morta nos fundos da casa paroquial da pequena cidade de Rio Vermelho.

O crime foi estranho, todos concordam, mas tudo torna-se ainda mais peculiar devida às circunstâncias nas quais o corpo foi encontrado: Judith estava bem vestida e arrumada, deitada sobre o macabro desenho de uma estrela de seis pontas, rodeada de velas.

Ao que tudo aponta, seu assassino é o famoso feiticeiro da cidade, Josias, que, durante um evento na praça, trombara com Judith, e, tomado de fúria, havia gritado: “Isto não vai ficar assim!”.

O feiticeiro, por sua vez, garante não ter sido o autor do crime, afinal, há muito tempo não praticava suas mandingas e macumbas. O homem havia se dedicado totalmente à sua nova religião evangélica. A qualquer hora do dia, Josias poderia ser encontrado andando pela cidade com uma Bíblia debaixo do braço.

Quem, então, teria assassinado a pobre catequista com uma pancada violenta na cabeça, que quebrara seu pescoço?

Seja lá qual for o mistério que envolve o assassinato de Judith, cabe ao famoso detetive Clóvis dissecar o caso e tentar compreender o segredo do criminoso ou, mais complicado ainda, o segredo de Judith.  

Vindo da cidade grande, o detetive Clóvis tem um jeito muito peculiar de ver a vida e resolver seus casos: tudo parece se desenrolar sozinho diante dos olhos do detetive, quase como se ele lesse a mente de cada um dos suspeitos... E esse seu dom de ler pensamentos através dos anjos das pessoas é algo que não agrada seu rabugento e ranzinza companheiro de trabalho, Isaías, o policial encarregado de levar o famoso detetive onde quer que ele precise ir para completar sua investigação.

Aproveite esse surpreendente enredo apresentado pelo livro de Wudson Silva e dê seu palpite: Será que você é tão bom detetive quanto Clóvis? Se acha que é... De quem você suspeita? Porque, ao que tudo indica, o assassino pode ser quem você menos espera...

_______________________________________________________________________________



Há muitos motivos de eu ter gostado do livro, já que (1) Fala sobre uma investigação, o que eu amo (2) todo mundo pode ser o assassino, porque Judith era meio piranha e tinha traído pelo menos metade dos homens da cidade e muita gente tinha motivo para guardar rancor, e (3) o desfecho é surpreendente.

Há bastante tempo, houve uma série de livros brasileiros chamada Série Vaga-Lume, que, em sua maioria, falava sobre mistérios a serem desvendados e serial killers. O autor Wudson Silva trouxe de volta as coisas que mais eram admiradas naquela série: os diálogos espertos, a dedução lógica típica dos detetives, o vilão que não é tão vilão assim, e, claro, a “brasileirice”.

Poucos autores brasileiros da atualidade escrevem livros tão bons sem perderem o jeitinho brasileiro; hoje em dia as pessoas pensam que pra ser de qualidade tem que ser americanizado. Em Anjos, O Segredo de Judith, quase pude imaginar a história se desenvolvendo na minha cidade, com personagens muito reais e uma linguagem simples e direta bem à moda brasileira. Não há muito humor no decorrer das páginas, mas as ironias e pensamentos indiscretos de Isaías dão o toque cômico que todo livro merece ter.

Judith não era exatamente uma santa: se envolvia em muitos relacionamentos, e quase sempre saía deles de forma conturbada (pra resumir, ela não esperava terminar um namoro para começar outro), o que aumentava muito o número de suspeitos que possuíam algum motivo para cometer um crime contra ela.

Achei um livro original, apesar de tratar de um tema já bem conhecido pelos leitores; o típico jogo de “Junte dois mais dois e tire suas próprias conclusões erradas”, porque o assassino nunca vai ser quem você pensa que é.

Gostei especialmente da forma como o detetive expõe as ações humanas, como se fôssemos todos influenciados por anjos bons e ruins, que nos levam a praticar boas ações ou cometer pecados gravíssimos. Achei isso muito compreensível e aceitável. Talvez realmente existam anjos por trás de todos os nossos atos.

É um livro relativamente curto, fácil de ser lido e compreendido. Em minha opinião, a capa não chega a ser muito cativante (parece adulta demais, cinzenta demais, quase desinteressante), mas o conteúdo do livro impressiona bastante.

Para quem quer ler algo novo de qualidade, é a opção ideal!


OBS.: Minha mais sincera gratidão ao autor Wudson Silva, que bondosamente nos enviou seu excelente livro para ser resenhado. Virei sua fã, e pretendo ler mais de suas obras em breve! ;)

4 comentários:

  1. Varios Livros interessante, bem maneiro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mérito é todo dos autores, só falamos do que mais gostamos no que eles escrevem! Fico feliz que goste! ;)

      Excluir
  2. Aaaaah eu lembro da série vaga-lume! Li dois livros da série e amava! Um dia eu leio os que faltaram huahauhaua. Wudson parece ter feito um trabalho maravilhoso com esse livro, e com certeza lerei!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender! ;) a série Vaga-Lume é mesmo demais, e esse com certeza é também...
      Bj

      Excluir