Resenha: A Marca de Uma Lágrima - Pedro Bandeira

Livro da vez:



Isabel é uma menina que vive a esconder sua tristeza, em constante batalha contra o espelho. A única forma que encontra para se expressar é através de seus poemas, textos, palavras... e de suas lágrimas. Suas lágrimas estão sempre presentes....



Por que Isabel tinha que se apaixonar justo por seu primo Christiano? Por que ele, por sua vez, tinha que estar apaixonado pela melhor amiga de Isabel, a bela Rosana? Por que sua vida tinha que ser tão complicada?

Não parece ter o que piorar, até que Isabel encontra a diretora de sua escola morta na sala da diretoria, intoxicada por veneno... E, como Isabel começa a perceber, o suspeito do assassinato da diretora Olga está mais próximo do que ela imagina...

Neste emocionante e épico romance brasileiro, Isabel vê que se alguém tiver que amá-la, será pela sua alma, por aquilo que ela escreve em seus poemas, e não por sua aparência. Só então percebe que o amor de sua vida esteve sempre ao seu lado, apenas esperando que ela secasse as lágrimas e clareasse a visão...

A Marca de Uma Lágrima é um daqueles livros que você nunca cansa de ler. Tudo nele é convidativo e direto, com o ponto perfeito de humor e drama.

Tenho que dizer que me apaixonei por cada um dos personagens, por serem tão parecidos com pessoas reais. Todos os personagens são cheios de personalidade e vida, o que faz parecer que a história está mesmo acontecendo ao seu redor. É o romance infanto-juvenil brasileiro mais bem feito que já li.

A protagonista, Isabel, está loucamente apaixonada por alguém que não retribui seu afeto, por isso enche os leitores com poesias que muito tem a dizer sobre seus sentimentos, mas, posso dizer com certeza, que não é um romance cansativo ou meloso; muito pelo contrário: Com o assassinato da diretora e os esforços de Isabel para tentar ligar os pontos e descobrir o suspeito, o romance ganha um toque todo especial de suspense que faz com que largar o livro seja praticamente impossível.

Pedro Bandeira é o melhor escritor brasileiro que já tive o prazer de conhecer (na dúvida, leia também O Mistério de Feiurinha), e seu livro não deixa a desejar. Se Pedro Bandeira é o melhor dos escritores, A Marca de Uma Lágrima é o melhor dos livros.

É a história perfeita, com o final maravilhoso que deixa escondidinho nas entrelinhas o bom e velho: viveram felizes para sempre... (talvez não a diretora assassinada, mas isso não vem ao caso...).

Se está procurando uma leitura leve, doce e muito bonita, realmente recomendo romances assim: não totalmente voltados para a história de amor dos personagens (oi, Crepúsculo!), e sim voltados para as pessoas no geral e na forma como elas podem se enganar se tratando de seus amores.  

A Marca de Uma Lágrima é o livro perfeito para quem ainda não começou seus hábitos de leitura. Aproveite!

                                                 

3 comentários:

  1. Com certeza é um dos meus livros favoritos. A história é tão envolvente! Envolvente desde A festa em que conhece Fernando, os poemas para Cristiano, até a morte da diretora e o Brucutu haha a historia é excelente mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é perfeição pura. A historia é encantadora , nos prende de uma forma inexplicável, meu livro favorito.

    ResponderExcluir