Resenha: Avalon High - Meg Cabot



Elaine Harrison passou todo o verão boiando. Literalmente.

Tendo acabado de se mudar para uma cidade onde não conhece ninguém além dos pais, Elaine dedicou seus solitários dias de férias a ficar boiando na piscina da casa nova. As coisas mais interessantes a fazer é ligar para a amiga Nancy que havia ficado na outra cidade e observar a aranha que humildemente morava na pedra ao lado da piscina.

Os pais de Ellie são sim um tanto distraídos, ambos professores de história medieval em licença, muito ocupados escrevendo cada um seu próprio livro com base na lenda do rei Arthur, mas são suficientemente sensíveis para notar que a filha, sempre boiando na piscina, está deprimida.

O que fazer para animá-la enquanto as aulas não começavam? Enxotá-la para fora de casa para praticar corrida com o pai parece a ideia perfeita, segundo a mãe de Ellie.



Acontece que em uma de suas corridas obrigatórias pelo parque, Ellie vê pela primeira vez o garoto que ela parece conhecer de outra vida: A. William Wagner.

Um rapaz bonito, doce, educado, capitão do time de futebol da escola Avalon High, namorado da linda líder de torcida Jennifer... Will é o tipo de rapaz que desperta a simpatia de todos por ser perfeito. Ao que parece, seu único defeito é gostar de ficar escondido num buraco na reserva florestal do parque ouvindo musica medieval.

Ellie não se considera uma pessoa romântica – ela é prática, gosta de coisas diretas e não é muito otimista. Mas ao lado de Will, descobre que mesmo pessoas práticas podem se apaixonar perdidamente por alguém que se mostra tão doce e perfeito, embora comprometido...
Comprometido, pelo visto, com uma garota que o trai com seu melhor amigo.

Ellie se vê cara a cara com um dilema: contar o que sabe sobre o caso de Jennifer com Lance, o melhor amigo de Will, ou esperar que Will descobrisse por si mesmo? Parece uma dúvida épica, pois dedurar a namorada de Will seria o bastante para tê-lo como seu namorado... Mas Ellie não é egoísta assim. Ou é?

O problema se torna ainda mais sério quando o irmão-postiço de Will, Marco, deixa claro que vai contar tudo. Marco, pelo visto, está decidido a fazer da vida de Will um inferno.

Um líder bondoso sendo traído pelos que ama como Will, um meio-irmão rancoroso como Marco, uma amada infiel como Jennifer, um amigo traidor como Lance... Tudo remete à lenda do rei Arthur. É estranho, Ellie começa a reparar, mas a escola Avalon High, seus alunos e outras pessoas envolvidas com a escola parecem ter sido retirados da lendária história do rei bondoso de Avalon.

É então que a lendária Ordem do Urso se mostra presente, e Ellie enfim vê as coisas como elas são.

Will não é como o rei Arthur. Jennifer não é como Guinevere. Lance não é como Lancelot. Eles são as mesmas pessoas, reencarnadas através dos séculos.

Cabe a Elaine Harrison a missão de interferir no destino e impedir que a lenda do rei Arthur continue a se repetir. Porque, se a história se repetir desta vez... Significa que Will será morto pelo meio-irmão.

Cabe a Ellen mudar seu destino e salvar Arthur, aquele que ela ama e de quem ela não vai abrir mão por uma bobagem como as Forças das Trevas...

Gostei muito mesmo desse livro, porque não é um romance meloso ou enjoativo: como o livro é mais voltado para o público infanto-juvenil, as coisas são mais simples e fáceis de serem compreendidas. É contemporâneo, é inteligente, é um livro excelente.

Amei a forma leve que Meg Cabot escreve (ela também escreveu Diário de Uma Princesa, que originou aquele filme que passou umas 517 vezes na Globo).

Por falar em filmes, só li Avalon High porque assisti o filme de mesmo nome na TV e achei interessante. Quando você assiste um filme baseado em um livro, você imagina que o filme conta mais ou menos a história do livro. Não neste caso. A única coisa que o filme preserva do livro é o nome: Avalon High.

É até incrível a forma como fizeram um filme tão nada a ver com o livro. Praticamente todos os personagens foram terrivelmente alterados. Personalidades e aparência física dos personagens foram distorcidas. Até inventaram um personagem que não existia. Parabéns aos diretores e roteiristas! Só ignoraram o livro e escreveram uma outra história por cima.

Não quero ser injusta, é um filme muito bom. De verdade, tem bons atores e um bom roteiro, e se não houvesse o filme, eu nem teria lido o livro. Mas ignoremos o filme e amemos o livro, porque é isso que leitores fazem desde sempre.

Eu realmente gostei. É uma leitura leve e rápida, que não exige esforço nenhum. As páginas flutuam  com facilidade e quando você percebeu já terminou de ler.

Elaine Harrison vai mostrar que força de vontade e coragem são aquilo que definem quem você é, e nem as Forças das Trevas serão capazes de te deter quando quem você ama está em perigo.

Deixe que ela te introduza no fantástico universo de Avalon High, uma escola pacata e tranquila... mas que abriga em seus corredores as reencarnações dos Cavaleiros da Távola Redonda.

12 comentários:

  1. Não esperava menos elogios sobre minha querida Meg! Quero muito ler este livro, adoro a lenda do Rei Arthur! O problema é que por ser essa coisa de ensino médio e tal, sempre achei que seria muito bobinho, fiquei com o pé atrás e acabei adiando a leitura. Mas vou colocar de volta no topo da lista!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meg é ótima, em breve estarei lendo mais livros dela!
      Bj!

      Excluir
  2. Amo os livros dela! Cresci com eles!! Esse aí nunca li! Gostei da resenha!

    Beijos
    Fashion Victim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esse foi o primeiro livro dela q eu li, mas se todos dizem que são bons... Mais livros da Meg já estão na lista!

      Excluir
  3. Nunca li nada da Meg Cabot, mas pretendo.
    Tem muitas series que me interessam, mas o dinheiro é pouco pra muitos livros rsrs.
    Gostei muito do seu blog.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro é sempre o maior problema rsrsrs Fico feliz que tenh gostado do blog!

      Excluir
  4. eu adoro os livros dela, são ótimos!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa! Nem imaginava uma história assim! Pra ti ver como a Meg Cabot se supera!

    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que blog divooo
    Amei o post... Visitah aqui ó:
    http://garotasonhas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir