Resenha: Cidades de Papel - John Green


QUENTIN JACOBSEN é um garoto excepcionalmente certo, controlado e não-encrenqueiro. Afinal, sua maturidade e senso de responsabilidade são a prova de que seus pais, psicólogos, fizeram um bom trabalho criando-o.

Ao que tudo indica, Quentin é a pessoa que não faz coisas erradas, que tem responsabilidades e não se envolve em confusões ou aventuras. Mas, é claro, existe Margo Roth Spiegelman. Ninguém consegue permanecer responsável quando se é vizinho de Margo Roth Spiegelman.

Tudo começa quando Margo surge no meio da noite na janela de Quentin, vestida de ninja, pedindo ajuda para realizar onze coisas listadas em seu caderno em uma única noite. Quentin, é claro, teria dito não, teria alertado que era loucura. Mas não era só uma garota vestida de ninja na janela dele. Era Margo Roth Spiegelman vestida de ninja na janela dele. Então, é claro, Quentin pegou o carro dos pais e saiu pelas ruas adormecidas de Orlando, servindo de motorista de fuga da garota mais doida e aventureira que já existiu.

Todos os anos de responsabilidade de Quentin se vão em uma noite: invade domicílios, arromba fechaduras, se vinga de diversas pessoas, invade o Sea World...

Na verdade, Quentin espera que no dia seguinte Margo converse com ele, o que ela não vinha fazendo desde que eram crianças. Quentin imagina um mundo onde Margo Roth Spiegelman esteja presente, sendo sua amiga leal ou, como ele mais deseja, sua namorada.

O que ninguém espera é que Margo Roth Spiegelman, a garota encrenqueira que todos amam, desapareça misteriosamente, deixando apenas algumas pistas que sugerem sua localização. Teria Margo se matado? Teria sido sequestrada? Ou teria apenas fugido para longe das “cidades de papel” que ela tanto odiava?

Não se sabe. Mas todas as pistas apontam um único fato: apenas QUENTIN JACOBSEN será capaz de encontrar Margo Roth Spiegelman, mesmo que para isso os pais de Quentin tenham que dar adeus ao sucesso profissional que alegam ter por criar um filho tão perfeito e responsável... Mas, se tem uma coisa que vale a pena, é encontrar Margo Roth Spiegelman.



Amei de paixão! John Green vem com tudo nesse romance fenomenal que mistura drama, metáfora, filosofia e puro humor. É, sem dúvida, um dos romances juvenis mais lindos e tocantes da atualidade.

Quentin parece um garoto responsável, que não se mete em encrencas, e é até covarde. Margo é completamente o oposto: vive fugindo, tem aquele espírito de liderança, e não se prende a um único lugar. São tão incrivelmente opostos, que se completam.

Amei os palavrões bem colocados, as gírias, a forma descontraída que tudo é escrito. As metáforas são colocadas nos momento certos, sem cansar o leitor, pois depois dos momentos que fazem refletir, vem aquela piada inesperada que te faz levar a vida menos a serio.

Radar e Bem, melhores amigos de Quentin, são tudo o que você mais pode amar em um personagem: cômicos, leais, atrapalhados, adoráveis de um jeito meio nojento típico dos garotos.

Tenho que admitir que, quando eu cheguei mais ou menos no meio do livro, pensei: “É só isso? Ele fica só procurando pistas da Margo? Puxa, eu esperava mais do autor de A Culpa É das Estrelas.”  Mas acho que eu nunca me enganei tanto: é depois da metade do livro que as coisas legais realmente acontecem, quando Lacey se une ao trio de malucos que Ben, Radar e Quentin são.

Só posso complementar dizendo que é a obra que mais beira a perfeição de John Green. Não sei se dá pra comparar com a Culpa é Das Estrelas, já que os dois temas são tão diferentes quanto água e vinho, mas é igualmente genial.

Nunca senti tanta vontade de conhecer alguém quanto sinto de conhecer Margo Roth Spiegelman e QUENTIN JACOBSEN!


12 comentários:

  1. noos demais , parece ser mtu bom mesmo fiquei morrendo de vontade de ler :3

    Seguindo aqui bjuu ><

    Filhas do Rei
    Filhas do Rei (Page)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender de ler! Obrigada por nos seguir...
      bjss!

      Excluir
  2. Que resenha genial! deu até vontade de ler, ainda que não seja o meu tipo de literatura. Parabéns! Sua escrita foi impecável e totalmente inteligível. Parabéns :D

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos!

    Desculpa a demora pra responder sobre a parceria, mas adoraria sim, super amei o cantinho de vocês e já estou seguindo!

    Quanto ao livro, eu adoro o autor, esse e Quem é você Alasca são os únicos dele que não li ainda, e não vejo a hora. Já comprei meu exemplar de Cidades de papel, agora é só esperar chegar e correr pra leitura!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é você Alasca já está na minha estante, prontinho para ser lido! John Green nunca decepciona... Obrigada por aceitar a parceria, logo logo o Paulo ou o Iago vão entrar em contato porque são eles que fazem as parcerias
      Bjss!

      Excluir
  4. Esse não conhecia, ótima resenha meu camarada!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista de livros que preciso comprar. Já tem 27 livros nela haha.
    Fiquei com ainda mais vontade de ler, parabéns pela resenha e blog.
    Abraços e sucesso sempre!!

    www.poeta-ludico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que quero ler outro livro do John Green. Só li ACEDE e agora a sua resenha me ajudou a escolher qual vai ser o próximo. *-*

    http://morada-dos-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir